Entre 30 de Julho e 6 de Setembro, os vinhos portugueses vão "viajar" pelas mais importantes cidades brasileiras graças a uma iniciativa da ViniPortugal com o objetivo de divulgar o que de melhor se faz no setor vinícola nacional.
Entre 30 de Julho e 6 de Setembro, os vinhos portugueses vão “viajar” pelas mais importantes cidades brasileiras graças a uma iniciativa da ViniPortugal com o objetivo de divulgar o que de melhor se faz no setor vinícola nacional e de apostar num mercado que tem “uma enorme margem de crescimento” potencial no consumo deste produto.
Para levar a cabo esta viagem foi selecionada a empresa portuguesa Essência do Vinho Brasil, especializada na produção de eventos e comunicação enogastronómica e vocacionada para operar diretamente naquele mercado, que vai conduzir um plano de formação dirigido a profissionais do setor e a jornalistas do Brasil.
No total, a ação vai englobar 24 sessões de formação sobre os Vinhos de Portugal para profissionais de restaurantes, bares e hotéis, mas também supermercados e lojas, que vão decorrer em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.
Os dois especialistas enviados pela empresa lusa vão ainda orientar seis “jantares de harmonização” com vinhos portugueses em conceituados restaurantes das cidades brasileiras, pretendo-se com isso “comprovar a versatilidade de acompanhamento gastronómico que a generalidade dos vinhos portugueses possui”.
Em comunicado, Nuno Pires, um dos diretores da Essência do Vinho Brasil, afirmou que esta “maratona” constitui um “enorme desafio” para a empresa, em especial porque esta estará “a representar todo um país e um setor particularmente profícuo como é o do vinho”.
Os responsáveis da empresa destacam ainda que, uma vez que o consumo “per capita” de vinho no Brasil é de apenas dois litros – contra os quase 48 litros em Portugal – existe “uma margem de crescimento enorme no consumo de vinho, tanto mais que a economia brasileira continua a registar índices de crescimento e de consumo generalizado muito substantivos”.
Em 2011, Portugal exportou mais de oito milhões de litros de vinho para o Brasil, o que torna aquele país o quarto principal destino das exportações em valor do néctar português, apenas superado por Angola, Reino Unido e França.
Entre os vinhos importados pelo Brasil, os vinhos portugueses surgem igualmente na quarta posição, atrás de Itália e dos vizinhos sul-americanos Chile e Argentina.