Negócios e Empreendorismo

Vinhos portugueses “viajam” por 12 cidades do Brasil

Entre 30 de Julho e 6 de Setembro, os vinhos portugueses vão "viajar" pelas mais importantes cidades brasileiras graças a uma iniciativa da ViniPortugal com o objetivo de divulgar o que de melhor se faz no setor vinícola nacional.
Versão para impressão
Entre 30 de Julho e 6 de Setembro, os vinhos portugueses vão “viajar” pelas mais importantes cidades brasileiras graças a uma iniciativa da ViniPortugal com o objetivo de divulgar o que de melhor se faz no setor vinícola nacional e de apostar num mercado que tem “uma enorme margem de crescimento” potencial no consumo deste produto.
 
Para levar a cabo esta viagem foi selecionada a empresa portuguesa Essência do Vinho Brasil, especializada na produção de eventos e comunicação enogastronómica e vocacionada para operar diretamente naquele mercado, que vai conduzir um plano de formação dirigido a profissionais do setor e a jornalistas do Brasil.
 
No total, a ação vai englobar 24 sessões de formação sobre os Vinhos de Portugal para profissionais de restaurantes, bares e hotéis, mas também supermercados e lojas, que vão decorrer em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.
 
 Os dois especialistas enviados pela empresa lusa vão ainda orientar seis “jantares de harmonização” com vinhos portugueses em conceituados restaurantes das cidades brasileiras, pretendo-se com isso “comprovar a versatilidade de acompanhamento gastronómico que a generalidade dos vinhos portugueses possui”.
 
Em comunicado, Nuno Pires, um dos diretores da Essência do Vinho Brasil, afirmou que esta “maratona” constitui um “enorme desafio” para a empresa, em especial porque esta estará “a representar todo um país e um setor particularmente profícuo como é o do vinho”. 
 
Os responsáveis da empresa destacam ainda que, uma vez que o consumo “per capita” de vinho no Brasil é de apenas dois litros – contra os quase 48 litros em Portugal – existe “uma margem de crescimento enorme no consumo de vinho, tanto mais que a economia brasileira continua a registar índices de crescimento e de consumo generalizado muito substantivos”. 
 
Em 2011, Portugal exportou mais de oito milhões de litros de vinho para o Brasil, o que torna aquele país o quarto principal destino das exportações em valor do néctar português, apenas superado por Angola, Reino Unido e França.
 
Entre os vinhos importados pelo Brasil, os vinhos portugueses surgem igualmente na quarta posição, atrás de Itália e dos vizinhos sul-americanos Chile e Argentina.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close