O enólogo que trabalha ao serviço de conhecidas marcas de vinho do porto, nomeadamente Ferreira, Sandeman e Offley, revela que “foi uma surpresa” a nomeação para enólogo do ano de vinhos fortificados. “Há prémios que têm um sabor especial, e este é um deles”, afirmou Luís, salientando que a distinção é, também, uma ajuda para promover os vinhos lusos, particularmente o do Porto.
Defensor acérrimo da qualidade, Luís Sottomayor combina um sólido conhecimento técnico e uma elevada capacidade de gestão das caves, caraterísticas derivadas de mais de 20 anos de experiência em produção, envelhecimento, prova e ‘blending’ de vinho do porto.
Ainda assim, o enólogo reconhece que o título deve ser partilhado com toda a equipa que possibilita um trabalho exemplar e a busca pela perfeição através de uma simbiose entre tradição e inovação.
O legado histórico da Sogrape Vinhos da Região do Douro tem sido preservado por Luís que assume, igualmente, a responsabilidade de dar continuidade à obra secular. O português pretende continuar a otimizar a qualidade e a projeção mundial do vinho do Porto, fazendo das suas marcas algumas das maiores referências deste universo.
No mesmo concurso, Luís Sottomayor e a sua equipa de enologia foram ainda agraciados com outro importante prémio: a prova do vinho Offley Late Bottled Vintage 2007, que lhes valeu a conquista de um troféu.