As cidades de Nova Iorque e São Francisco, nos EUA, vão acolher nos próximos dias 5 e 7 de março dois eventos de promoção dos vinhos portugueses para promover a sua importação e distribuição naquele mercado.
As cidades de Nova Iorque e São Francisco, nos EUA, vão acolher nos próximos dias 5 e 7 de março dois eventos de promoção dos vinhos portugueses. O objetivo da iniciativa, da responsabilidade da ViniPortugal, é promover a importação e distribuição nos dois principais estados norte-americanos.
Em comunicado, a organização explica que vão ser levados a cabo encontros de 37 produtores com mais de 180 compradores, entre importadores e distribuidores, pretendendo-se “reforçar a presença dos produtores portugueses no mercado dos EUA e incrementar a importação e distribuição do vinho português”.
Segundo a ViniPortugal, “estas ações são um convite ao conhecimento e à degustação dos vinhos portugueses”, estando criadas “de forma a proporcionar encontros individuais dos produtores com importadores e distribuidores, com vista a desenvolver contactos e futuros negócios”.
Além de produtores que estão a iniciar a sua implementação, vão também participar nas duas iniciativas os produtores que pretendem enraizar as suas exportações no mercado dos EUA, “um dos maiores e mais difíceis mercados do mundo”.
“Os principais compradores deste mercado estão recetivos aos vinhos portugueses, sensíveis que estão à valorização da crítica especializada norte-americana”, afirma Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.
“Neste sentido, estas ações pretendem quebrar barreiras e comprovar que existem inúmeros produtores de vinhos portugueses com muita qualidade por descobrir no mercado americano”, acrescenta o dirigente.
A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade.
O plano de marketing da associação para 2013, no montante de 7 milhões de euros, atingirá 11 mercados estratégicos, onde serão implementadas mais de 100 ações de diferentes perfis para ajudar o vinho português a conquistar uma posição cada vez mais firme além-fronteiras.