O vigo Vega Douro tinto de 2009, produzido pela portuguesa DFJ Vinhos, empresa com sede no Cartaxo, foi considerado pela revista norte-americana Wine Enthusiast o melhor à venda nos EUA em 2012.
O vigo Vega Douro tinto de 2009, produzido pela portuguesa DFJ Vinhos, empresa com sede no Cartaxo, foi considerado pela revista norte-americana Wine Enthusiast o melhor à venda nos EUA em 2012 graças à sua relação entre preço e qualidade. Esta é a primeira vez que um vinho português lidera a lista dos 100 melhores comercializados naquele país.
Em comunicado citado pela Lusa, a DFJ explica que, em 2012, os especialistas da Wine Enthusiast, que baseiam a classificação na relação entre a qualidade e o preço, provaram 17.000 vinhos internacionais. Destes, 1.134 (6,7% do total) receberam a designação de “Best Buy”, isto é, melhor compra.
“Dessa lista selecionaram os 100 melhores e o melhor de todos foi o Vega Douro tinto, da DFJ Vinhos”, refere a nota. Face à distinção, o enólogo e administrador da DFJ Vinhos, José Neiva Correia, declara-se “orgulhoso por mais uma vez ver reconhecido o seu trabalho”, desta vez com “um dos troféus mais importantes no mundo do vinho”.
A DFJ, que sublinha que, desde há cinco anos, tem tido sempre vinhos seus na lista dos 100 melhores, aponta ainda que, em 2012, ganhou 29 “Best Buys” atribuídos por esta revista, e recorda que, o ano passado, o Grand'Arte Alvarinho 2010 conquistou o 9º lugar na lista, tendo sido o primeiro vinho branco português a surgir no “top 10”.
Para a elaboração desta classificação, a Wine Enthusiast tem em conta não só a relação entre qualidade e preço, mas também a disponibilidade nos Estados Unidos e o reconhecimento no mercado, considerando, além disso, o equilíbrio global da lista, que procura incluir uma “gama ampla de estilos e origens”, com variedades adequadas a “todos os gostos e preferências”.
A DFJ Vinhos, companhia exclusivamente portuguesa, foi criada em 1998 e controla um total de 400 hectares de vinha em quintas localizadas, na sua maioria, nas regiões vitivinícolas de Lisboa, Tejo, Douro, Terras do Sado e Alentejo. A sua produção é orientada para a exportação, dado que das cerca de seis milhões de garrafas produzidas anualmente 95% são enviadas para o estrangeiro.
Desde o seu nascimento a empresa tem vindo a conquistar vários prémios nacionais e internacionais, caso do troféu Red Wine of The Year (Vinho Tinto do Ano) arrebatado duas vezes em Londres, e, já em 2012, o prémio de melhor companhia de vinhos do ano nos EUA, título que lhe foi atribuído durante a New York International Wine Competition, competição internacional de vinhos de Nova Iorque.
[Notícia sugerida por Paulo Ribeiro]