Seminários e 'masterclass' sobre o Vinho Madeira, provas abertas e ações de degustação são algumas das atividades que incorporam o programa, avança um comunicado da IVBAM.
Já na cidade italiana a oferta terá uma “vertente mais formativa” e acontece na sequência de um convite da Associação de Sommeliers Italiana (ASI). Na apresentação de Veneza vão ser abordados “vários temas da Região Vitícola, com realce para as particularidades e especificidades do Vinho Madeira”, explica o comunicado.
As várias iniciativas, que decorrem ao longo da próxima semana, vão contar com a presença de Rui Falcão, “conceituado crítico de vinhos português”. Em Londres, haverá ainda espaço para alguns “petiscos”. O Chef madeirense Octávio Freitas vai dar “a provar” à capital do Reino Unido “algumas iguarias concebidas para harmonizarem com os vários tipos de Vinho Madeira em prova”.
A escolha das cidades não foi deixada ao acaso. Os países escolhidos são vistos como importantes mercados para a exportação do vinho da região, representando “cerca de 37% do total de volume de negócio do Vinho Madeira.”
A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Humanos, em parceria com cinco empresas do setor.