O vinho português Cortes de Cima Branco 2013 foi eleito, este mês, o melhor vinho branco do mundo no âmbito do concurso internacional Vinalies Internationales 2015, que se realizou em Paris.
O vinho português Cortes de Cima Branco 2013 foi eleito, este mês, o melhor vinho branco do mundo no âmbito do concurso internacional Vinalies Internationales 2015, que se realizou em Paris, capital francesa, e que premiou um total de 79 vinhos nacionais.
O vinho alentejano, produzido com uvas das castas Alvarinho (48%), Viognier (32%) e Sauvignon Blanc (20%) em vinhas da costa Atlântica alentejana, conquistou o “Troféu Vinho Branco” atribuído pelo júri da competição, obtendo a maior pontuação entre os 3.500 vinhos (de brancos a tintos e espumantes) de todo o mundo que estiveram a concurso.
De acordo com a Casa Agrícola Cortes de Cima, na Vidigueira, responsável pela produção deste branco, trata-se de um “vinho gastronómico, com ricos sabores de fruta e uma boa acidez”, conforme pode ler-se na respetiva nota de vindima.
Lançado em Novembro de 2014, num lote de 9.600 garrafas, o vinho “estagiou parcialmente seis meses em Carvalho Francês” e destaca-se pelos aromas exóticos a lima, citrinos e toranja, que lhe valeram, também, uma medalha de ouro no Vinalies Internationales 2015 e uma medalha de prata na competição Mundus Vini 2015.
No total, os vinhos portugueses somaram 79 medalhas durante o Vinalies Internationales. O júri da competição atribuiu 25 medalhas de ouro e 54 medalhas de prata às produções nacionais, oriundas das regiões do Alentejo, Ribatejo, Sado, Douro, Beiras, Minho e Lisboa.
O concurso é promovido, anualmente, pela União de Enólogos de França e tem como objetivo funcionar como um “vetor de reconhecimento internacional nesta era de globalização e 'standardização', em que está a reduzir-se a variedade de expressão no mundo dos vinhos”.
Clique AQUI para conhecer todos os vencedores portugueses (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz e David Ferreira