Um vídeo desenvolvido por um instituto norte-americano e que recria um dos eventos mais marcantes da História portuguesa, o terramoto que assolou Lisboa em 1755, está a tornar-se viral nas redes sociais.
Um vídeo desenvolvido por um instituto norte-americano e que recria um dos eventos mais marcantes da História portuguesa, o terramoto que assolou Lisboa em 1755, está a tornar-se viral nas redes sociais.
Embora tenha sido, inicialmente, publicada no Smithsonian Channel – canal de televisão do Smithsonian Institute, o maior complexo de museus e investigação do mundo, localizado em Washington, nos EUA -, em Novembro do ano passado, esta “reconstrução” da tragédia reapareceu, agora, no Facebook, onde tem chamado a atenção de milhares de utilizadores.
O vídeo começa por retratar um feriado soalheiro, brindado com um bonito céu azul, mas o cenário idílico é rapidamente desfeito com a terra a abrir-se debaixo do mar, o chão a partir-se ao meio e uma enorme onda a engolir a antiga zona da Ribeira de Lisboa – atual Terreiro do Paço -, ceifando, de imediato, centenas de vidas.
Ao assalto impressionante da àgua segue-se o das chamas que, progressivamente, consomem a cidade, deixando apenas ruínas cobertas de negro e envoltas por densas nuvens de fumo.
“Uma catástrofe de proporções bíblicas”
“A 1 de Novembro de 1755, as placas tectónicas moveram-se subitamente, causando um terramoto de 8,5 na escala de Richter cujo epicentro se situou a apenas 240 quilómetros da capital de Portugal e que desencadeou uma série de eventos trágicos”, explica o Smithsonian Institute na descrição do vídeo, divulgado na conta do canal no Youtube.
Combinado com um 'tsunami' e incêndios de grandes proporções, o terramoto que “varreu” Lisboa em meados do século XVIII é descrito pelo instituto norte-americano como “uma catástrofe de proporções bíblicas”, que “devastou a religiosa cidade no Dia de Todos os Santos” e “transformou as ruas da capital numa paisagem infernal”.
O Smithsonian Institute acrescenta ainda que a “a recriação do desastre” foi feita “a partir dos olhos de um dos sobreviventes” e que o vídeo “revela a forma como este evento deixou o Império de joelhos e abanou as suas crença em Deus”.
O terramoto de 1755 resultou na destruição quase total da cidade de Lisboa, mas atingiu, também, a região de Setúbal e grande parte do litoral do Algarve. Cerca de 90 mil dos 300 mil habitantes da capital portuguesa perderam a vida e perto de 85% das construções de Lisboa caíram por terra, entre palácios, bibliotecas, igrejas e hospitais.
Por ter sido um dos sismos mais mortíferos da História e pelo seu impacto político e socioeconómico, o terramoto de Lisboa deu origem aos primeiros estudos científicos do efeito dos sismos numa área alargada, marcando, para muitos historiadores, o nascimento da sismologia moderna.
Notícia sugerida por Maria da Luz
Veja abaixo o vídeo que recria a tragédia de 1755.