A Direção-Geral da Saúde quer fazer com que os portugueses sejam fisicamente mais ativos a fim de reduzir as doenças causadas pelo sedentarismo. O primeiro vídeo da campanha "10 minutos pela sua saúde" já está online.
A Direção-Geral da Saúde quer tornar os portugueses mais ativos fisicamente a fim de reduzir as doenças causadas pelo sedentarismo. No âmbito da Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-Estar (ENPASB) já foi divulgado o primeiro vídeo da campanha "10 minutos pela sua saúde".
A estratégia será acompanhada pelo site AtivaSaúde, disponível brevemente, que vai divulgar informação e vídeos sobre exercício físico e sedentarismo. Embora a página ainda não esteja em funcionamento, a DGS já divulgou o primeiro vídeo AtivaSaúde, numa série intitulada “10 minutos pela sua saúde”.
Este primeiro vídeo dá instruções para seis exercícios físicos, fáceis de fazer em casa, e que trazem benefícios vários: prevenção de lesões, reforço dos músculos, na redução do stress ou no controlo do peso, entre outros.
A Estratégia para a Promoção da Atividade Física tem vindo a ser estudada desde 2013, “em colaboração com diferentes parceiros da atividade física, educação e saúde” que formaram um grupo para criar “uma Estratégia para a saúde, que procura ser uma resposta estruturada e inclusiva promotora da atividade física e de estilos de vida saudável”, diz uma nota da DGS.
O principal objetivo é “implementar e desenvolver condições para que todas as pessoas residentes em território nacional reconheçam as vantagens, para a saúde, de adotarem comportamentos fisicamente ativos e para que todos, independentemente das suas condições de saúde, económicas, demográficas ou sociais, tenham a possibilidade de ter um estilo de vida ativo”.
Parcerias municipais
No documento, a DGS sublinha que a "inatividade física é considerada como um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis".
Além da informação sobre os benefícios do exercício físico e da divulgação de práticas de exercícios recomendados, que deverá ser feita com o apoio dos meios de comunicação e das redes sociais, a Estratégia prevê um reforço educativo deste tema nas escolas e nos locais de trabalho.
Por fim, serão também estabelecidas parcerias com os Municípios e Autarquias Locais para potenciar a promoção da atividade física através de programas comunitários para a promoção de um estilo de vida ativo e também para otimizar a utilização de espaços desportivos, como por exemplo espaços escolares, em horários não ocupados.