O objetivo desta edição é “aliar os valores nutricionais da fava às condições favoráveis do clima e do solo da região”. A fava, que é uma leguminosa raramente encontrada nas ementas dos restaurantes portugueses, vai poder ser saboreada das mais variadas formas, neste festival, desde guisados a sobremesas.
Este evento, que vai decorrer todas as sextas, sábados e domingos do mês de Maio, ao fim do dia, já conta com três edições anteriores: o festival do lagostim, o das migas e o da abóbora. O tema deste ano é a fava e, segundo o comunicado, “promete fazer as delícias dos que têm um paladar mais exigente”.
Este é um “festival de referência gastronómica a nível nacional”, que, segundo o Presidente da Câmara Jacinto Lopes, todos os anos, “costuma fazer triplicar o número de visitantes” que se deslocam a Ferreira do Zêzere.
A Grelha do Zêzere, a Casa dos Leitões, o Centro de Férias – SBI, a Churrasqueira Penim, a Fonte de Cima, o Manjar de S. Miguel, a Nossa Senhora do Pranto, o Restaurante Pizzaria Toscana e a Quinta do Adro são os restaurantes aderentes que abrem as portas ao festival.
Notícia sugerida por Raquel Gorjão