O projeto é coordenado pelo professor e investigador João Barroso e pretende comercializar uma caixa que faz a separação da gordura que fica na água da lavagem da loiça.
A gordura separada contém resíduos que são “altamente poluentes” e “criam problemas gravíssimos nas estações de tratamento de águas residuais”, explica o coordenador do projeto à Lusa.
“A Greenbox é colocada debaixo da pia e o objetivo é que a água saia para o sistema de saneamento e a gordura fique acumulada”, explicou o responsável. A ideia é que esta gordura também seja recolhida “em tempo útil”, para que possa ser aproveitada para a produção de biodiesel.
Por enquanto, a caixa está a ser desenvolvida para restaurantes e unidades hoteleiras mas, segundo o professor, mais tarde poderá ser utilizada por particulares.
De acordo com o site oficial da UTAD, o projeto é apresentado no Dia da Inovação, que será assinalado na Aula Magna da Universidade, em Vila Real, no dia 16 de Novembro.
O objetivo é apresentar às empresas e público em geral a investigação da universidade, e revelar as parcerias já existentes quer com empresas, quer com outras entidades do sistema científico e tecnológico.
Clique AQUI para aceder ao programa do Dia da Inovação.