A candidatura da Arrábida acaba de ganhar um site próprio que faz parte de uma série de iniciativas de promoção dos objetivos da candidatura. No espaço é possível consultar toda a informação sobre a candidatura, acompanhar as últimas novidades do processo e ler testemunhos de várias personalidades sobre a Arrábida, como do poeta Pedro Tamen ou do treinador José Mourinho.
Há também uma galeria onde, além de imagens, é possível visualizar o vídeo “Arrábida a Património Mundial”, com cerca de 15 minutos, que conta a história da região desde a pré-história até aos dias de hoje, destacando as características geológicas e a biodiversidade deste ecossistema único a nível europeu.
Possuindo várias espécies endémicas, já foram identificadas na Arrábida mais de 1.000 espécies distintas de fauna e flora marinhas. Mas o vídeo destaca também as atividades económicas e culturais – como a pesca, a agricultura e a gastronomia – com uma longa tradição da região.
Este mês foi também divulgado, e exibido na Sic, o documentário “Arrábida, da Serra ao Mar”, realizado pelos fotógrafos da natureza Luís Quinta e Ricardo Guerreiro com narração de Eduardo Rego. O documentário, sobre a riqueza da biodiversidade na Arrábida, tem duração de 50 minutos e vai ser exibido este domingo, no III Festival de Imagem de Natureza de Vouzela.
Candidatura terá de ser entregue nos próximos dias
A candidatura da Arrábida a Património Misto da Humanidade terá de ser entregue nos próximos dias, já que Portugal vai integrar o Comité Internacional da UNESCO de 2013 a 2018 e os países que integram o comité internacional não podem apresentar candidaturas nesse período.
Caso este calendário não seja cumprido, a candidatura só poderia mesmo ser apresentada em 2018, o que seria um retrocesso face ao trabalho que está a ser desenvolvido há cerca de uma década.
A candidatura está a ser patrocinada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, pelas câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade mas terá ainda de ser aprovada pelo grupo interministerial, que integra os ministérios dos Negócios Estrangeiros, do Ambiente e a Secretaria de Estado da Cultura.
Após a entrega da candidatura em Paris, haverá lugar a uma visita de peritos da UNESCO, que se deslocam a Portugal para visitarem a Arrábida, estando a eventual aprovação da candidatura prevista para Outubro de 2013. A decisão final da UNESCO deverá ser conhecida até final do ano.
As primeiras iniciativas visando a Candidatura da Arrábida a Património Mundial arrancaram em 2001, quando os Municípios e diversas entidades trocam informações sobre os procedimentos necessários a uma eventual candidatura, no sentido de consubstanciar uma das iniciativas do PEDEPES – Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal.
Clique AQUI para visitar o site e AQUI para aceder ao Facebook Arrábida Património Mundial.
[Notícia sugerida por Maria Sousa]