Pensando nos 250 milhões de utilizadores que falam português, mas dirigido sobretudo à população brasileira, a rede que permite partilhar textos de 140 caracteres passa esta semana a estar disponível em português do Brasil.
Segundo anúncio no blog, o projeto de tradução foi feito em três dias, o mais rápido de sempre. Para mudar o idioma do Twitter, os utilizadores devem entrar na página de configurações [settings page] e fazer a alteração.
A tradução foi feita para português do Brasil já que este é o segundo país do mundo que mais utiliza o Twitter para comunicar. Perto de 22% dos utilizadores registados são brasileiros, os primeiros são os holandeses (22,3%) e os terceiros são os venezuelanos (21,1%). Neste momento, o Twitter está disponível em dez idiomas.
No comunicado oficial do serviço, o Twitter afirma que os brasileiros “abraçaram o microblog para saber dos acontecimentos locais e globais como as enchentes no norte do Rio de Janeiro no início de 2011, quando houve uma mobilização através deste serviço”.
Além do site, o endereço para telemóveis [mobile.twitter.com] e o aplicativo do Twitter para telemóveis com sistema Android também foram traduzidos.
Ontem, o Twitter anunciou também que passou a estar integrado com o iOS 5 – o sistema operativo da Apple – e estará disponível no iPhone, iPad e iPod.
Segundo o diário Económico, em Portugal a utilização do Twitter estabilizou, depois do ‘boom' inicial e vive agora em paralelo com o Facebook.