A campanha, que decorre até Dezembro de 2012, é válida se os surfistas não encontrarem, durante três dias seguidos, ondas com mais de 0,5 metros nas 28 praias portuguesas selecionadas e pretende promover o país como destino único na Europa que junta as melhores ondas a outros fatores envolventes como a gastronomia, as pessoas, a paisagem e a hotelaria.
“No waves, come back for free” é a assinatura da campanha, disponível em http://www.portuguesewaves.com/, que inclui ainda vídeos de conhecidos surfistas internacionais sobre Portugal, os melhores ‘spots’ de ondas na costa portuguesa e até uma listagem de hotéis perto da costa.
O site é uma plataforma que dá a conhecer aos surfistas tudo o que precisam de saber sobre Portugal e as suas praias, de modo a organizarem e marcarem a sua viagem.
O Turismo de Portugal promove assim o destino junto de públicos-alvo bem definidos e respondendo aos seus interesses específicos. Neste caso, os surfistas, sendo a comunicação feita nos seus canais de eleição: a internet e os media sociais.
Portugal é um destino de excelência para os surfistas porque tem o maior número de 'spots' de surf, a curta distância uns dos outros. Ou seja, em Portugal, para quem quer fazer surf, há (quase) sempre ondas garantidas.
Portugal e o surf
A onda nacional de 30 metros surfada por Garret McNamara, em 2011, na praia do Norte, na Nazaré, catapultou a fama de Portugal a nível internacional como destino de surf. A onda da Nazaré entrou para a história como a maior onda de sempre alguma vez surfada.
O Rip Curl Pro, o mais importante evento de surf em Portugal, que terminou esta sexta-feira na Praia Supertubos, em Peniche, é uma etapa do circuito mundial que põe a competir os melhores surfistas do mundo. Em 2011, o Rip Curl Pro teve um retorno mediático de 12,3 milhões de euros e o site da prova contabilizou 9,5 milhões de visualizações.
A Ericeira foi também classificada como Reserva Mundial de Surf pela associação Save the Waves, tornando-se na primeira na Europa e a segunda no mundo (a seguir a Malibu).