Três universidades portuguesas estão entre as melhores de economia da Europa, segundo o 'ranking' do Financial Times, divulgado este domingo. A lista é liderada por uma instituição francesa e outra espanhola, estando a Universidade Católica entre as
Três universidades portuguesas estão entre as melhores de economia e gestão da Europa, segundo o 'ranking' do Financial Times, divulgado este domingo. A lista é liderada por uma instituição francesa e outra espanhola, estando a Universidade Católica entre as 25 melhores, naquela que é a melhor classificação portuguesa de sempre neste 'ranking'.
Depois de subir sete lugares em relação a 2012, a Universidade Católica ocupa a 25ª posição, seguindo-se a Universidade Nova de Lisboa, que desceu sete posições em relação ao ano passado e está agora em 36º lugar. A Universidade do Porto surge em 66º lugar, tendo descido uma posição em relação a 2012.
Para Francisco Veloso, diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica, o resultado “constitui um enorme orgulho e reafirma a liderança nacional da Escola”. O responsável diz que a instituição alcançou “o objetivo de constar entre as 25 melhores Escolas da Europa em apenas 5 anos”, metade do tempo a que se tinha proposto.
Para isso, a escola começou por captar as melhores parcerias americanas em vários programas, alargando-as a escolas líderes na Europa. Por último, apostou, recentemente, em mercados africanos, estando, neste momento, a expandir-se para a América do Sul.
“Esta dimensão internacional reflete-se também nos cerca de 50% de alunos estrangeiros inscritos nos programas de mestrado, oriundos de mais de 30 nacionalidades, e mais de 130 parcerias com escolas de topo internacionais”, refere Francisco Veloso. “Além disso, mais de 30% do corpo docente é já internacional, sendo que 90% dos professores têm doutoramentos das melhores universidades estrangeiras”.
Também a Faculdade de Economia da Universidade Nova (Nova School of Business and Economics) destaca a presença de doutorados estrangeiros (cerca de 33%), referindo que leciona o sétimo melhor mestrado do mundo.
“Estarmos entre as 40 melhores da Europa num ranking tão prestigiado é um orgulho”, diz José Ferreira Machado, diretor daquela instituição, que, no entanto, ambiciona o top 20 europeu. “Temos consciência de que a escola reúne todas as condições para integrar o top 20 europeu e acreditamos que esse salto pode ser dado nos próximos anos”.
Quanto à Faculdade de Economia do Porto, a mesma disponibiliza duas licenciaturas, quinze mestrados (alguns totalmente em inglês) e dois doutoramentos. Atualmente, conta com cerca de duzentos estudantes oriundos de 39 países diferentes e distribuídos por dois centros de investigação. Segundo a página oficial, os níveis de colocação dos seus alunos no mercado de trabalho rondam os 100 por cento.
No mesmo 'ranking' europeu, a Espanha vê três universidades nacionais no top 10, sendo o primeiro lugar da tabela partilhado pela HEC de Paris e pela espanhola IE Business School. Segue-se a London Business School, de Inglaterra, e a também espanhola Esade Business School, ambas em terceiro lugar da lista. Em quinto lugar aparece a francesa Insead e, em sexto, a Iese Business School, também de Espanha.
Consulte o 'ranking' completo das European Business School 2013 do Financial Times AQUI.
Notícia sugerida por Maria da Luz, Elsa Martins, Vítor Fernandes, Patrícia Guedes e Maria Pandina
Comentários
comentários