Publicado em 1980 e retratando a família Mau-Tempo durante várias gerações, o romance de José Saramago descreve a luta contra o regime fascista no século XX nos campos do Alentejo.
Steve Heighton (poeta, romancista e crítico literário canadiano) realça esta obra portuguesa e sublinha que a primeira edição inglesa chegou aos Estados Unidos “14 anos após José Saramago ter ganho o Prémio Nobel da Literatura e dois anos após a sua morte”.
No entanto, o canadiano refere no seu texto que 'Levantado do Chão' é um livro 'difícil de vender' nos Estados Unidos devido ao seu carácter 'político radical'”.
O texto de Heighton foi publicado no suplemento literário do The New York Times, o Sunday Book Review, a 28 de Dezembro de 2012 e tece rasgados elogios ao romance do Nobel da literatura português.
“Dias após se ter pousado o livro, as suas cadências continuam a flutuar na mente como uma música estranha e viciante”, sublinha o crítico. Porém, Steve Heighton não deixa de apontar alguns “tiques” que Saramago tem na sua escrita, especialmente no que toca à repetição de expressões e aos “jogos de palavras”.
Clique AQUI para ler na íntegra a crítica de Steve Heighton.