Pela primeira vez a nível mundial, um grupo de investigadores conseguiu desenvolver tecido renal a partir de células estaminais pluripotentes, o que constitui uma primeira etapa para, eventualmente, ajudar milhões de pessoas que dependem da diálise.
Pela primeira vez a nível mundial, um grupo de investigadores conseguiu desenvolver tecido renal a partir de células estaminais pluripotentes induzidas (IPS, na sigla em inglês). O trabalho dos cientistas japoneses constitui uma primeira etapa para, eventualmente, ajudar milhões de pessoas que dependem da diálise.
De acordo com a France Presse, o trabalho desenvolvido por Kenji Osafune, da Universidade de Quioto, no Japão, e pelos seus colegas, permitiu a criação de tecidos da mesoderme intermediária, material que é o principal composto dos rins, com uma taxa de sucesso superior a 90% após 11 dias de cultura.
Durante este processo, as células estaminais pluripotentes induzidas foram criadas a partir de células adultas conduzidas a um estado quase embrionário através da expressão de quatro genes – normalmente inativos nas células adultas – para que consigam uma nova imaturidade e a sua capacidade de se transformarem em todos os tipos de células.
Osafune e a sua equipa desenvolveram, então, parte de um túbulo urinário, um pequeno tubo no rim envolvido na produção de urina. Em declarações, via telefone, àquela agência noticiosa, o especialista afirmou que esta “é uma etapa muito importante”.
O professor sublinhou, no entanto, que ainda há numerosos obstáculos a ultrapassar até que seja conseguido um tratamento médico, visto que os rins têm uma estrutura complexa e difícil de recuperar depois de danificada. “Não sabemos ainda se um enxerto de células regeneradas permitirá realmente curar a doença renal”, admitiu.
Durante a investigação, cujos resultados foram publicados no site da revista científica Nature Communications, a equipa descobriu também que as células suprarrenais e as células glandulares podem ser cultivadas utilizando o mesmo método.
Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo (em inglês).