Em Destaque Turismo

TAP no ranking mundial das melhores companhias aéreas

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e o Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa, surgem no ranking nas 90.ª e 121.ª, posições, respetivamente, entre 141 aeroportos. 
Versão para impressão
A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos e líder mundial na obtenção de compensações por perturbações em voos, revela o AirHelp Score, que classifica as melhores companhias aéreas e aeroportos do mundo. Esta é a mais completa e precisa avaliação de companhias e aeroportos baseada em dados, classificando-os segundo os seguintes parâmetros: qualidade de serviço, pontualidade, tratamento de reclamações e análise online do sentimento do consumidor.

No ranking das companhias aéreas, a TAP surge na 60.ª posição, entre 72 companhias, com a pontuação final de 6,4. A transportadora portuguesa apresenta uma pontuação de 6,9 em pontualidade, 6,3 em qualidade de serviço e 6,1 em tratamento de reclamações.

Bernardo Pinto, Brand Manager da AirHelp, realça que a TAP tem margem para melhorar o serviço prestado ao cliente: “para determinar a pontuação da qualidade de serviço, combinámos diferentes rankings disponíveis publicamente e o feedback dos nossos clientes. No caso do tratamento de reclamações, tivemos em consideração a eficiência e a forma como lidam com as reclamações, incluindo a percentagem de reclamações rejeitadas e tempos para processar e pagar as mesmas”.

No ranking dos aeroportos, há dois portugueses na lista de 141 classificados: o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, ocupa a 90.ª posição, com uma pontuação final de 7,4, e o Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa, surge no 121.º lugar, com 6,8. A qualidade de serviço é o parâmetro com a pontuação mais elevada do Aeroporto do Porto (8,6), seguindo-se a pontualidade (6,9) e a análise online do sentimento do consumidor (4,2). O Aeroporto de Lisboa obteve 7,4 em qualidade de serviço, 6,6 em pontualidade e 5 em análise online do sentimento do consumidor.

Bernardo Pinto salienta que, «com uma pontuação de 8,6, o Aeroporto do Porto apresenta uma boa qualidade de serviço. O Aeroporto de Lisboa não fica muito atrás relativamente a este parâmetro. Contudo, os dois aeroportos com maior tráfego em Portugal apresentam uma taxa alta de atrasos e deveriam melhorar a sua pontualidade».

Melhores e piores companhias e aeroportos do mundo

A Qatar Airways lidera o AirHelp Score na categoria de companhia aérea, com uma pontuação final de 9,1 pontos. Destronando a Singapore Airlines (Singapura), que ocupa este ano a 4.ª posição, a companhia do Qatar melhorou significativamente na pontualidade e no tratamento de reclamações. Lufthansa (Alemanha – 2.º), Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos – 3.º) e South African Airways (África do Sul – 5.º) completam o top 5 das melhores.

No sentido inverso da tabela, as cinco companhias aéreas com as classificações mais baixas são a Air Mauritius (Ilhas Maurícias – 68.º), a Easyjet (Reino Unido – 69.º), a Pakistan International Airlines (Paquistão – 70.º), a Royal Jordanian Airlines (Jordânia – 71.º) e a WOW Air (Islândia – 72.º).

“O AirHelp Score de 2018 mostra que, à medida que a concorrência endurece entre as companhias aéreas, aquelas que colocam os passageiros em primeiro lugar saem vencedoras a longo prazo. Durante muito tempo, as companhias aéreas concentraram-se em cortar custos, esquecendo os clientes. Estamos entusiasmados por assistir a uma mudança positiva em muitas companhias, que colocam agora os passageiros em primeiro lugar e que, quando as coisas correm mal, se responsabilizam e respondem aos pedidos de compensação elegíveis rapidamente e sem complicações”, afirma Henrik Zillmer CEO e cofundador da AirHelp. “Felicitamos a Qatar Airways, que privilegia consistentemente os seus clientes e que mantém o seu lugar no top 3 desde 2015, regressando agora ao 1.º lugar. Esperamos que mais companhias aéreas tenham em conta este trabalho impressionante e que melhorem a sua pontualidade este ano.”

O Qatar destaca-se também na categoria de aeroporto, com o Aeroporto Internacional de Hamad a surgir na 1.ª posição. O vencedor da edição anterior, o Aeroporto Changi de Singapura, ocupa agora o 5.º lugar. O top 5 é completado pelo Aeroporto Internacional de Atenas (2.º), Aeroporto Internacional de Tóquio (3.º) e Aeroporto Colónia-Bona (4.º).

As cinco pontuações mais baixas foram atribuídas ao Aeroporto de Estocolmo-Bromma (Suécia – 137.º), seguido dos aeroportos franceses Paris-Orly (138.º) e Lyon-St Exupery (139.º), do Aeroporto de Londres-Stansted (140.º) e do Aeroporto Internacional do Kuwait (141.º).

Este é o sexto relatório AirHelp Score, desde que a companhia iniciou as avaliações, em 2015. Recorrendo ao seu conhecimento especializado sobre a indústria, a AirHelp fornece assim aos passageiros aéreos toda a informação de que precisam para marcar um voo com inteira confiança na sua escolha. O AirHelp Score pode ser consultado na totalidade online.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close