Em Destaque Negócios e Empreendorismo

TAP melhora pontuação no ranking mundial das companhias aéreas

A AirHelp divulga o AirHelp Score, o ranking mundial das companhias aéreas e, pela primeira vez, dos aeroportos. Saiba quais são!
Versão para impressão
por redação

A AirHelp, empresa especializada na defesa dos passageiros aéreos, revela as classificações das companhias aéreas no ranking primavera de 2017 e lança o ranking inaugural para os melhores aeroportos do mundo. Trata-se do quinto relatório AirHelp Score, desde que a companhia iniciou as avaliações, em 2015. O AirHelp Score é o estudo de companhias e aeroportos mais completo e preciso, o qual é baseado nos seguintes parâmetros: qualidade e serviço, pontualidade, tratamento de reclamações e análise de redes sociais.

No ranking das companhias aéreas, a TAP surge na 51.ª posição. Apesar de ter descido na tabela, comparativamente ao último ranking divulgado (verão de 2016), a transportadora portuguesa melhorou a sua pontuação final, tendo passado de 7 para 7,2 pontos. A TAP subiu no parâmetro da pontualidade (passou de 6,4 para 7,8), manteve a avaliação em termos de qualidade e serviço (6), mas desceu no tratamento de reclamações (passou de 8,5 para 7,9).

Bernardo Pinto, Country Manager da AirHelp de Portugal e Brasil, destaca o serviço prestado ao cliente pela TAP: “com uma pontuação de 7,9, pode ser considerado bom. Para determinar este resultado, analisámos o processo de gestão de reclamações da companhia aérea e tivemos em consideração a eficiência e a forma como lidam com as reclamações, incluindo a percentagem de reclamações rejeitadas e tempos para processar e pagar as mesmas”.

Ainda entre as companhias aéreas portuguesas, a SATA, na 75.ª posição, melhorou a pontualidade (passou de 7,2 para 7,8) e manteve a qualidade e serviço (6). No entanto, desceu em termos de classificação e de pontuação final, tendo passado de 6,6 para 5,7 pontos. Este recuo deveu-se principalmente ao tratamento de reclamações, que caiu de 6,6 para 3,3.

No ranking dos aeroportos, o Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa, é o único português da lista, ocupando a 57.ª posição, entre 76. A pontualidade é o parâmetro com a pontuação mais elevada (7,4), seguindo-se a análise de redes sociais (6,5) e a qualidade e serviço (6).

Bernardo Pinto salienta que, “devido ao tráfego pesado, o Aeroporto de Lisboa apresenta uma percentagem alta de atrasos, mas tenta manter-se fiel ao seu calendário apertado, sendo avaliado com 7,4 em pontualidade. No ano passado, somente 0,40% de todos os voos com partida deste aeroporto foram cancelados ou tiveram atrasos de mais de 3h”.
Singapura lidera no ar e em terra
A Singapore Airlines e o Aeroporto Changi de Singapura lideram o AirHelp Score nas categorias de companhia aérea e de aeroporto, respetivamente. Destronando a Qatar Airways, que foi primeira em 2016, a Singapore Airlines melhorou significativamente na pontualidade e no tratamento de reclamações. Pela primeira vez, a companhia asiática chegou ao topo da classificação. Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos), Qatar Airways, Austrian Airlines (Áustria) e Air Transat (Canadá) completam o top 5.
Os melhores aeroportos
No seu primeiro estudo dos aeroportos, a AirHelp avaliou 76 aeroportos de todo o mundo, durante um período de três meses, tendo em conta a qualidade e o serviço, a pontualidade e mais de 130.000 tweets, para a análise de sentimento. No topo da tabela, depois do Aeroporto Changi de Singapura, surgem o Aeroporto Internacional de Munique, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, o Aeroporto de Copenhaga – Kastrup e o Aeroporto de Helsínquia – Vantaa.

“À medida que o mercado se torna mais saturado, os vencedores na corrida das viagens aéreas serão as companhias que cumprirem as suas promessas em terra, na cabine e após o voo. Os passageiros são mais exigentes na procura de serviços de qualidade e elogiamos a Singapore Airlines e o Aeroporto Changi por estabelecer os padrões desta indústria de colocar o cliente em primeiro lugar”, refere Henrik Zillmer, CEO e um dos fundadores da AirHelp.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close