Subir 3 andares por dia pode minimizar em cerca de 20% o risco de AVC e de morte por outras causas. Estes e outros benefícios de optar pelas escadas em vez do elevador estão a ser reforçados numa nova campanha da Direção-Geral de Saúde.
Subir três andares por dia pode minimizar em cerca de 20% o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de morte por outras causas. Estes e outros benefícios de optar pelas escadas em vez do elevador estão a ser reforçados numa nova campanha da Direção-Geral de Saúde.
Para além de reduzir o risco de AVC, esta atividade ajuda a queimar calorias: subir escadas durante dois minutos corresponde a um gasto de calorias suficiente para eliminar 500 gramas de peso ganho por adulto, num ano.
Para sublinhar os benefícios que uma prática tão simples pode trazer, a Direção-Geral da Saúde acaba de lançar uma campanha que recorda aos portugueses as vantagens de subir escadas em vez de apanhar o elevador.
A DGS salienta que a utilização regular de escadas contribui também para melhorar os níveis de colesterol, reduzir o stresse e a ansiedade, melhorar o desempenho cardiovascular, reduzir o risco de osteoporose e fraturas, fortalecer o sistema ósseo, aumentar a capacidade respiratória, melhorar a função pulmonar e, finalmente, controlar o peso.
A campanha “Faça a melhor escolha. Vá pelas escadas” inspirou-se no dia mundial “Move for Health”, comemorado a 10 de Maio, e instituído pela Organização Mundial da Saúde como forma de promover benefícios da atividade física regular.
O 'Move for Health Day', foi criado há 13 anos, em 2002, e é um evento internacional criado pela Organização Mundial da Saúde para promover a atividade física.
Notícia sugerida por Maria Pandina