Combinando as proporções certas de açúcar, água e sal esta solução caseira, tomada oralmente, continua a evitar milhares de mortes que a diarreia severa ameaça causar anualmente.
Na altura, prestava serviço militar aos Estados Unidos e foi enviado para a região do Paquistão que hoje corresponde ao Bangladesh. A região padecia de uma grave epidemia de cólera, cujo sintoma mais perigoso é, precisamente, a diarreia.
Na época, outros médicos já tinham tentado chegar à fórmula certa dos ingredientes para conseguirem as proporções ideais mas as tentativas falharam. Foi Hirschhorn que finalmente conseguiu encontrar a combinação que funcionava, reidratando os pacientes.
Segunda causa de morte na infância
A solução é distribuída, hoje em dia, internacionalmente, de acordo com as medidas definidas por Hirschhorn. Mas também pode ser preparada em casa seguindo a receita de seis colheres de chá açucar e meia colher de chá de sal para um litro de água potável.
Hoje, a terapia de reidratação oral já é reconhecida em todo o mundo. A publicação científica Lancet classificou mesmo este tratamento como “o avanço médico mais importante” do século XX.
Apesar destes avanços, segundo a Organização Mundial de Saúde, ainda morrem, todos os anos, cerca de 760 mil crianças por ano devido à diarreia, que é considerada a segunda causa de morte infantil.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes