Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 27-09]

O sol ainda espreita e continuam as sugestões no roteiro semanal do Boas Notícias com eventos a custos zero, muitos deles ao ar livre. Esta semana destaque para os concertos no Terreiro do Paço com Ney Matogrosso, Martinho da Vila, Carminho, Boss
Versão para impressão
O sol ainda espreita e continuam as sugestões no roteiro semanal do Boas Notícias com eventos a custos zero, muitos deles ao ar livre. Esta semana destaque para os concertos no Terreiro do Paço com Ney Matogrosso, Martinho da Vila, Carminho, Boss AC, entre outros, no âmbito da iniciativa “Ano do Brasil em Portugal”.

por ANA SILVA

Lisboa
 

Portugal e Brasil: Música no Terreiro do Paço
Este fim de semana, no âmbito do lançamento da iniciativa “Ano do Brasil em Portugal”, decorrem vários eventos em Lisboa. Sábado, no Terreiro do Paço, a noite é de música com Ney Matogrosso e Monobloco. Domingo, ao final da tarde, o encontro é luso brasileiro com atuações de Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Carminho, Boss AC e Paulo Gonzo. Não é só de música que vive a inciativa, já que para além dos concertos, há exposições de arte e design, entre outras.
Saiba mais AQUI.

Semana Europeia da Mobilidade
A Semana Europeia da Mobilidade termina este domingo, 23 de Setembro. São vários os eventos que decorrem no âmbito desta iniciativa, que este ano tem como tema “Avançando na direção certa”. O programa é vasto e conta com diversas atividades. Este domingo, por exemplo, realiza-se o “Dia Verde”, entre as 14h00 e as 20h00, no Jardins do Museu da Electricidade, em Lisboa.
Saiba mais AQUI.

Lindy Hopp no Parque das Naçoes
Este domingo, dia 23 de Setembro, há festa no Parque das Nações para os mais novos, e não só. A temática gira em torno da despedida do Verão, mas de uma forma radiante, a dançar. A partir das 17h00, junto à torre Vasco da Gama, realiza-se uma aula aberta de Lindy Hop.
Saiba mais AQUI.

Todos – Caminhada de Culturas
A quarta edição do TODOS – Caminhada de Culturas, termina este domingo, dia 23 de Setembro. O mote do evento é proporcionar uma volta ao mundo sem sair de Lisboa conhecendo várias culturas através da música, do circo, do teatro, da gastronomia, entre outras atividades. Nos dia 22 e 23 de Setembro, o TODOS está na Rua Cruz dos Poiais e no Poço dos Negros.
Saiba mais AQUI.

Orelha Negra no Estoril
Até ao dia 23 de Setembro realiza-se, na praia de Carcavelos, o  EDP Surf Pro Estoril, o maior evento de surf feminino da Europa. São mais de 100 surfistas, entre as quais as 70 melhor do mundo, que vão encher o mar daquela zona e mostrar o que de melhor sabem fazer nas ondas. Os Orelha Negra são a banda convidada e atuam na Praia de Carcavelos, junto à Pastorinha, no dia 22, pelas 21h00.
Saiba mais AQUI.

Oeiras: Marginal sem carros
A Semana Europeia da Mobilidade também vai passar na Marginal de Oeiras, como é hábito. Este domingo, dia 23 de Setembro, a avenida com uma das melhores vistas para o mar, a partir das 10h00 às 13h00, entre Caxias e a Praia da Torre, em Oeiras conta com várias atividades ligadas ao desporto. Para quem quiser pode fazer-se acompanhar de bicicleta, skate, patins em linha e desfilar na avenida.

Cem anos de Jonh Cage
Até ao dia 12 de Outubro está patente no BES Arte & Finança, em Lisboa uma exposição dedicada ao centenário do legendário compositor norte-americano John Cage. A exposição inclui o único ensaio fotográfico existente sobre a casa de Cage – o célebre loft onde se encontravam Robert Rauschenberg, Allen Ginsberg e Jasper Johns entre outros – realizado por Pimenta em 1988, pela primeira vez em Portugal.

Casa-Museu Medeiros e Almeida
A partir das 10h00 de todos os sábados, durante a manhã, a Casa-Museu Medeiros e Almeida abre as portas ao público, com entrada gratuita. Até às 13h00 é possível ver a exposição permanente do museu, que inclui o serviço de chá português de Napoleão, que data de 1815, e ainda a exposição temporária sobre a história dos leques.
Saiba mais AQUI.

A Dama do Pé de Cabra na Casa das Histórias
A exposição “A Dama do Pé de Cabra” é a exposição patente na Casa das Histórias até ao dia 28 de Outubro. Esta é a primeira apresentação internacional de trabalhos inéditos de Paula Rego e Adriana Molder. Sob inspiração direta da narrativa histórica de Alexandre Herculano, “A Dama Pé de Cabra”, as duas artistas conceberam, em simultâneo, um conjunto de trabalhos autónomos, de grandes formatos, para serem expostos na Casa das Histórias Paula Rego.
Saiba mais AQUI.

Matthias Contzen na Cidadela de Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

Body Combat em Oeiras
Os últimos três domingos de Setembro, na Mariana de Oeiras, são dedicados ao Body Combat proporcionando aulas gratuitas da modalidade. Antes das aulas, que começam às 11h00, há aquecimento por volta das 10h30.

Jazz na Tapada das Necessidades
O Meo Out Jazz decorre em Lisboa até ao fim do mês de Setembro. Este domingo, dia 23 de Setembro, pelas 17h00, a música é no Jardim da Tapada das Necessidades com Rocky Marsiano e DJ Kamala.
Saiba mais AQUI..

Concertos grátis no Hard Rock Cafe
O Hard Rock Café presenteia o público com vários concertos e DJ Sessions com entrada livre durante todo o mês de Setembro. Esta segunda-feira, dia 24 de Setembro, a partir das 23h00, o concerto é da banda de “Stone Slaves”.
Saiba mais AQUI.

Porto

DJ Set no Parque da Cidade
Até ao final do mês de Setembro decorre o Porto Sunday Sessions, em três jardins da cidade Invicta. As sessões realizam-se todos os domingos à tarde, a partir das 17h00. Este domingo, dia 23 de Setembro, assista ao espetáculo do DJ Set, no Parque da Cidade.
Saiba mais AQUI.

Kinergia no Palácio de Cristal
Este sábado, o Palácio de Cristal conta com o evento “Kinergia”, uma iniciativa que parte da união de sinergias entre as várias orientações provenientes do Oriente, direcionadas para o relaxamento. São diversas as atividades nas quais pode participar de forma gratuita: reiki, meditação zen, concertos meditativos, bonsai, caligrafia japonesa, origami, pintura, tai chi e judo. As aulas decorrem entre as 10h00 e as 20h00 no Jardim Romântico do Palácio de Cristal. 
Saiba mais AQUI.
   
Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes
Ao longo dos anos o vinho do Porto conta com várias imagens de publicidade, em cartazes e rótulos. A exposição “Imagens do Vinho do Porto”, da responsabilidade do Museu do Douro, pretende elucidar sobre a importância da embalagem, marca e cartaz do vinho do Porto. A mostra está patente na Reitoria da Universidade do Porto até 26 de outubro.

Respect for Architecture Porto 2012
A exposição “Respect for Architecture Porto 2012” está patente, até ao dia 05 de Outubro, no Palácio da Bolsa, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e no Metro do Porto. Esta mostra, conta com vinte projetos que integram a Selecção ” Respect for Architecture Porto 2012”. A exposição é resultado de uma seleção de vários projetos de arquitetura que se centram na cidade invicta.
Saiba mais AQUI.

Poesia livre no Olimpo Bar Café
Esta quarta-feira, dia 26 de Setembro, a noite é de poesia no Olimpo Bar Café, junto à Praça dos Poveiros, no Porto. A partir das 23h00, ouça e declame também a sua poesia.
Saiba mais AQUI.

Snoopy Parade na Invicta
A Snoopy Parade está patente no Porto até ao dia 24 de Setembro. O objetivo é ajudar a UNICEF e contribuir para o projeto Escolas para África. A “Snoopy Parade” é uma instalação de arte urbana que convida o público a contemplar estátuas do consagrado personagem de banda desenhada, Snoopy, recriadas por vários artistas plásticos, pintores e outros autores de inspirado talento artístico. Composta por 11 estátuas com 2,60 m de altura, a exposição está patente no Shopping Cidade do Porto.
Saiba mais AQUI.

Exposições no Centro Português de Fotografia
São várias as exposições com entrada livre no Centro Português de Fotografia. Impossível destacar apenas uma, já que todas são importantes para quem aprecia esta arte. O melhor mesmo é consultar AQUI o programa.

Norte

Tempo para renascer em Guimarães
Este sábado, a partir das 22h00, acontece o espetáculo de rua “Tempo de Reanscer”, dos La Fura Dels Baus, no Campo de São Mamede. São convidados especiais para o capítulo 4.º, o Centro Maschere e Strutture Gestuali de Donato Sartori e Paola Piizzi, que desenvolveu o conceito de “máscara urbana” , o projeto “7 mil milhões de Outros” do realizador francês Yann Arthus-Bertrand e a banda portuguesa Melech Mechaya.
Saiba mais AQUI.

Noites de Fado em Ovar
O Dolce Vita de Ovar apresenta nas últimas duas segundas-feiras de Setembro o evento “Noites de Fado”. Os espetáculos têm início às 20h00 na Praça da Restauração do centro comercial Dolce Vita de Ovar.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Fotografia Subaquática: “Underwater Views”
O El Corte Inglês de Gaia Porto tem patente, até ao dia 29 de Setembro, a exposição de Fotografia Subaquática “Underwater Views” de José Rollo.
Saiba mais AQUI.

World Press Cartoon
Até ao dia 12 de Outubro a Biblioteca de S. João da Madeira recebe a exposição do World Press Cartoon. A mostra tem patente o que de melhor se faz nesta área- caricaturas, “cartoons” editoriais e desenhos de humor que reúnem várias histórias do quotidiano internacional.
Saiba mais AQUI.

Serralves apresenta exposição nos Paços da Cultura
A exposição “Ponto de Fuga/Vanishing Point”, patente na Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, é fruto de uma seleção de obras pertencentes à Colecção da Fundação de Serralves que utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados. A exposição está aberta ao público até ao dia 11 de Outubro.
Saiba mais AQUI.

2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao mês de Novembro.
 

Centro
 

Magia em Coimbra

Até ao dia 23 de Setembro, Coimbra é a Capital da Magia, com o 16º Festival Internacional de Magia de Coimbra que vai andar um pouco por toda a cidade dos estudantes. O evento conta com diversos ilusionistas, provenientes de seis países – Coreia, Cuba, Bélgica, França, Inglaterra e Portugal.
Saiba mais AQUI.

Praias limpas em Peniche 
O Verão chegou ao fim mas as praias continuam disponíveis todo o ano, nem que seja para um passeio. Por isso, a Representação da Comissão Europeia em Portugal está a levar a cabo a iniciativa “Perto dos Cidadãos para um Crescimento Económico Saudável”. Este sábado, dia 22 de Setembro, a limpeza das praias de Peniche começa na zona Baleal/Pico da Mota, entre as 9h30 e as 13h00, com a participação de voluntários. Entre as 14h30 e as 17h30, o Auditório da Câmara Municipal de Peniche recebe o Workshop “O Surf e o Turismo: qual a sua importância para a Zona Oeste”.

Exposição de Gonçalo Sena ” Túmulo Desenho”
Está patente até ao dia 29 de Setembro, na 102-100 Galeria de Arte, em Castelo Branco, a exposição de Gonçalo Sena denominada “Túmulo Desenho”. A mostra é composta por uma série de desenhos e esculturas instalados numa única parede.
Saiba mais AQUI.

“Modos de Ver Santarém”
A pintora Natália Gromicho expõe as suas obras de pintura na Galeria principal da Casa do Brasil, em Santarém. A exposição “Modos de Ver Santarém”, que decorre até ao dia 30 de Setembro, conta com 13 obras inéditas da artista.
Saiba mais AQUI.

Cinema para os mais novos no Dolce Vita de Coimbra
Até ao final do mês de Setembro, o Dolce Vita de Coimbra tem sessões de cinema gratuitas para os mais novos. As sessões acontecem todos os domingos pelas 11h00. Este domingo, dia 23 de Setembro, o filme a exibir é “Pirates.
Saiba mais AQUI.

Sul 
 

As noites de Verão são em Cacilhas
Até ao fim do mês de Setembro, a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, conta com um programa, todos os fins de semana, repleto de música e muita animação. Este sábado, dia 22 de Setembro, a Rua Candido dos Reis acolhe o Dia Europeu Sem Carros. São diversas as atividades que decorrem durante este dia como workshops de dança, viagens a troco de lixo, entre outras.
Saiba mais AQUI.

Açucar e roupas em Setúbal
O mercado do Livramento, em Setúbal, conta este domingo com um espetáculo no mínino original, ou não fosse receber um desfile de moda de roupa, todas confecionadas em açucar. A partir das 21h30, vá ao mercado e delicie-se com cerca de 30 peças, entre lingerie, vestidos de gala e de noiva. O desfile “dolce vita” é uma criação de Filipe Blanquet. Impossível resistir.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Onde o olhar começa…”
A galeria de S. Sebastião, em Portalegre, tem patente, até ao dia 30 de Setembro, a exposição de pintura “Onde o olhar começa…” de Lita Falcão, artista luso-hispânica. A pintura expõe quarenta obras em óleo sobre tela, em que prevalecea temática da natureza. A mostra, dispopnivel entre as 09h30 e as 18h00, tem entrada gratuita.
Saiba mais AQUI.

“Nanocubismo” de Rita Adolff-Wollfarth
Rita Adolff-Wollfarth é uma das artistas alemãs mais reputadas a nível internacional. É ela a responsável pela exposição de pintura “Nanocubismo –Partita em Luz e Cor” patente no Museu Municipal de Faro. A mostra “Nanocubismo– Partita em Luz e Cor” conta com diversas pinturas a óleo.
Saiba mais AQUI.

Mostra de Arte em Lagos: A Planta
Este Verão, os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. Está patente até ao dia 13 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos, a exposição “Planta” que conta com diversos trabalhos dos artistas residentes do LAC – Laboratório de Atividades Criativas.
Saiba mais AQUI .

Exposição de fotografia “Terra de Linces”
“Terras de Lince” é a exposição de fotografia de Andoni Canela que está patente, até ao dia 22 de Setembro, no Castelo de Beja. A mostra conta com um conjunto de fotografias de linces-ibéricos no seu habitat natural.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira

Vindimas no Dolce Vita Funchal
De 21 a 28 de Setembro, o Centro Comercial Dolce Vita Funchal recebe uma exposição de trabalhos manuais criados por utentes dos diversos centros comunitários do Funchal, com objetivo de assinalar as vindimas. 

Açores

Exposição “Francisco de Lacerda – Os Legados do Maestro”
A apresentação pública do espólio de Francisco Lacerda (1869/1934), um dos mais notáveis e reconhecidos maestros e compositores portugueses, constitui o principal mote da primeira mostra patente no Museu de Angra do Heroísmo. Obras originais do compositor, instrumentos musicais, correspondência com figuras ilustres, canções das mais diversas regiões do país dão a conhecer a personalidade singular deste jorgense que foi também musicólogo, folclorista, conferencista, ilustrador e poeta.
Saiba mais AQUI.

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close