Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 13-09]

O Boas Notícias regressa com mais um roteiro repleto de eventos a custo zero. Esta semana Portugal respira cultura com diversas atividades gratuitas a decorrer um pouco por todo o país.
Versão para impressão
O Boas Notícias regressa com mais um roteiro repleto de eventos a custo zero. Esta semana Portugal respira cultura com diversas atividades gratuitas a decorrer um pouco por todo o país. Na capital, destaque para o Festival Internacional de contos de Lisboa. Na zona Sul destacamos os concertos gratuitos dos UHF e dos GNR.

por ANA SILVA

Lisboa
 

Festival Internacional de Contos de Lisboa
Realiza-se já a partir desta sexta-feira, dia 07 de Setembro, o festival internacional de contos de Lisboa, que decorre todo o fim-de-semana. No primeiro dia as histórias passam pela árvore centenária do Jardim do Príncipe Real, passando também pelo Miradouro de São Pedro de Âlcantara e o Largo do Carmo e terminando em grande no Largo do Carmo. No dia 08, os contos estão no Jardim da Estrela. 
Saiba mais AQUI.

Open Dance Week
O mote deste desafio lançado pela escola de dança Dance Spot, que se realiza de 10 a 14 de Setembro, apela ao regresso à rotina, mas com o corpo em forma. E para tal nada melhor que um pezinho de dança com workshops gratuitos e liderados por profissionais. Cada participante poderá experimentar no máximo quatro modalidades diferentes. As vagas são limitadas e é obrigatória a inscrição por email ou telefone (geral@dancespot.pt ; 915773155).  Consulte AQUI o programa.
 
 
Cem anos de Jonh Cage

O BES Arte & Finança, em Lisboa, inaugura a 13 de Setembro, às 19h00, uma exposição dedicada ao centenário do legendário compositor norte-americano, John Cage. A mostra conta com inéditos em Portugal e tem a participação de Emanuel Dimas de Melo Pimenta, autor e curador, e da Baronesa Durini.

Frankie Chavez e Filho da Mãe
Este sábado, 08 de Setembro, a PT Bluestation celebra o seu 1º Aniversário e convida o público a assistir ao concerto de Frankie Chavez e Filho da Mãe. Os concertos têm entrada gratuita e têm início pelas 21h00.
Saiba mais AQUI.
 
Fitas na Rua

Decorre até ao dia 15 de Setembro a 4ª edição do Fitas na Rua, evento que presta homenagem ao cinema português nas ruas de Lisboa. Todos os filmes são exibidos às 22h00 e a entrada é gratuita. Consulte AQUI o programa.

Jazz na Escadaria da Bica
O Meo Out Jazz decorre em Lisboa até ao fim do mês de Setembro. Esta sexta-feira, 07 de Setembro, a partir das 18h00, assista a um concerto de Jazz nas Escadarias da Bica, com os “Lama Tria”. Já no domingo, dia 05 de Setembro, pelas 17h00, a música é no Jardim da Tapada das Necessidades com os “Combo Nuevo Los Malditos”.
Saiba mais AQUI.

Festival FUSO
O festival FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa proporciona, até ao dia 07 de Setembro, uma visita à Lisboa dos jardins, terraços e esplanadas com a apresentação de experiências artísticas marcantes da vídeo arte. O FUSO está presente em vários locais da cidade: Jardins do Museu da Eletricidade, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de História Natural, Clube Ferroviário e BES Arte & Finança. A não perder. Consulte AQUI o programa.

Verão ao ar livre – Lisboa na Rua!
Lisboa na Rua conta com concertos, cinema ao ar livre e várias performances em locais que marcam a identidade da capital. O programa é vasto e decorre até ao dia 16 de Setembro. Até lá, para não perder pitada do que vai acontecer na cidade, o melhor mesmo é consultar o programacompleto.

Vindimar na Tapada da Ajuda
Chegámos à época das vindimas e é possível fazê-las em plena Lisboa. O Instituto Superior de Agronomia (ISA) pede a ajuda de voluntários para vindimar. Em troca, a organização oferece uma caixa de cinco litros de vinho da Tapada a todas as pessoas que tenham feito mais de 7 horas de voluntariado. Os voluntários têm ainda direito a entradas grátis para os concertos de Jazz promovidos pelo Jardim Botânico da Ajuda. No final das vindimas há um almoço com todos os voluntários. Para participar é necessária inscrição através do e-mail botanicoajuda@isa.utl.ptou do número de telefone 213622503.
Saiba mais AQUI.

As noites de Verão são em Cacilhas
Até ao fim do mês de Setembro, a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, conta com um programa, todas as sextas-feiras e sábados, repleto de música e muita animação. Esta sexta-feira, dia 07 de Setembro, a partir das 21h30, não perca o concerto dos “Sebenta”, na Rua Cândido dos Reis. Já no sábado, dia 08 de Setembro, pelas 19h30, experimente é a vez dos Hip Hop Teen.
Saiba mais AQUI.

Visitas Cantadas – O Fado na Mouraria
Durante os meses de Verão, o bairro da Mouraria convida o público a visitas cantadas. As visitas são orientadas pelos guias da Associação Renovar a Mouraria e realizam-se todas as sextas-feiras, sábados e domingos de Agosto e Setembro, sempre às 18h30. O ponto de encontro é na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Martim Moniz e daí parte num de dois percursos pelo bairro.
Saiba mais AQUI.

Concertos grátis no Hard Rock Cafe
O Hard Rock Café presenteia o público com vários concertos e DJ Sessions com entrada livre durante todo o mês de Setembro. Esta segunda-feira, dia 09 de Setembro, a partir das 23h00, o concerto é da banda Dee Jockers, banda de covers da música pop/rock.
Saiba mais AQUI.

Exposições na Casa-Museu Medeiros e Almeida
A partir das 10h00 de todos os sábados, a Casa-Museu Medeiros e Almeida abre as portas ao público, com entrada gratuita, para as suas duas mais recentes exposições, onde poderá conhecer o serviço de chá português de Napoleão, que data de 1815, e a história dos leques. 
Saiba mais AQUI.

IV Exposição Internacional de Arte Naïf de Lisboa
A Allarts Gallery, tem patente até ao dia 15 de Setembro, em simultâneo nas galerias do Chiado e da Cidadela a IV edição da exposição internacional de Arte Naïf. Com o objetivo de dar a conhecer a qualidade e a autenticidade desta expressão artística e de mostrar, no nosso País, um conjunto variado de reconhecidos artistas internacionais, de diferentes geografias, com vivências e contextos culturais.
Saiba mais AQUI.

Arte da Época dos Descobrimentos
A exposição “Desenhando o Mundo – Arte da Época dos Descobrimentos” está patente até 30 de Setembro, na Praça Central, no Centro Comercial Colombo. Esta é a segunda fase da exposição do Museu Nacional de Arte Antiga patente naquele espaço, inserida no projeto “A Arte Chegou ao Colombo”. A mostra, que gira em torno da pintura, escultura e artes decorativas – têxteis, metais, cerâmica, mobiliário, entre outras – reúne diversas obras dedicadas às viagens ultramarinas dos portugueses ao longo dos séculos XVI e XVII.
Saiba mais AQUI.

Os Ridículos – Desenho Humorístico e Censura
Até ao dia 28 de Setembro está patente na Galeria de Exposições da Biblioteca Museu República e Resistência, no espaço cidade universitária, a exposição “Os Ridículos: Desenho Humorístico e Censura (1933-1945)”. A mostra centra-se em diversas primeiras páginas do jornal “Os Ridículos”, um bissemanário humorístico lisboeta, acompanhadas das provas de censura do Estado Novo.
Saiba mais AQUI.

Teatros de Java: jóias, batiks e marionetas
O Museu da Marioneta tem patente até ao dia 21 de Outubro, a exposição Teatros de Java: joias, batiks e marionetas”, da coleção Francisco Capelo. A mostra tem disponível marionetas de sombra (Wayang Kulit), marionetas de varas (Wayang Golek) e máscaras da tradição Topeng, assim como joias e batiques que são utilizadas nestas performances. 
Saiba mais AQUI.

Cartoons de António no Museu Bordalo Pinheiro
Algumas figuras do Portugal do século XX “desfilam” agora na nova estação de Metro do Aeroporto. A responsabilidade é do cartoonista António, que efetuou a decoração artística da nova estação. Até 30 de Setembro, poderá visitar no Museu Bordalo Pinheiro uma exposição com alguns dos estudos que o cartoonista desenvolveu para chegar às representações definitivas que deram lugar aos painéis do metro.
Saiba mais AQUI.

Porto
 

Urban Market vai ao Jardim
É já este sábado, dia 08 de Setembro, a partir das 12h00, que se dá inicio a mais uma edição do Urban Market, no jardim de São Lázaro. Até domingo, 08 de Setembro, pode ouvir boa música, ver exposições e ainda participar em provas de vinho.
Saiba mais AQUI.

Norte Respect for Architecture Porto 2012
A exposição “Respect for Architecture Porto 2012” está patente no Palácio da Bolsa, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e no Metro do Porto. Esta mostra, conta com vinte projetos que integram a Selecção ” Respect for Architecture Porto 2012”. A exposição é resultado de uma seleção de vários projetos de arquitetura que se centram na cidade invicta.  
Saiba mais AQUI.
 
Festival Varandas
Esta sexta-feira, dia 07 de Setembro, chega ao fim o festival Varandas, que decorre nos locais mais emblemáticos da cidade do Porto – Praça Moinho de Vento, Largo S. Domingos, Miragaia, Praça da Batalha, Largo Montpellier – Picaria, Praça Carlos Alberto. Esta sexta-feira, 07 de Setembro, o espetáculo, “Passpartout Preto”, é pelas 22h00, na Praça Carlos Alberto.
Saiba mais AQUI.

Snoopy Parade na Invicta
A Snoopy Parade está patente no Shopping Cidade do Porto até ao dia 24 de Setembro. O objetivo é ajudar a UNICEF e contribuir para o projeto Escolas para África. A “Snoopy Parade” é uma instalação de arte urbana que convida o público a contemplar estátuas do consagrado personagem de banda desenhada, Snoopy, recriadas por vários artistas plásticos, pintores e outros autores de inspirado talento artístico. 
Saiba mais AQUI.

Exposições no Centro Português de Fotografia
São várias as exposições com entrada livre no Centro Português de Fotografia. Impossível destacar apenas uma, já que todas são importantes para quem aprecia esta arte. O melhor mesmo é consultar AQUI o programa.

Porto Sunday Sessions
Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, até ao final do mês de Setembro, acontece o Porto Sunday Sessions, em três jardins da cidade. O evento ocorre todos os domingos à tarde, a partir das 17h00.
Saiba mais AQUI.
 

Norte

 

World Press Cartoon
Até ao dia 12 de Outubro a Biblioteca de S. João da Madeira recebe a exposição do World Press Cartoon. A mostra tem patente o que de melhor se faz nesta área – caricaturas, “cartoons” editoriais e desenhos de humor que reúnem várias histórias do quotidiano internacional.
Saiba mais AQUI.
  
Serralves apresenta exposição nos Paços da Cultura

A exposição “Ponto de Fuga/Vanishing Point”, patente na Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, é fruto de uma seleção de obras pertencentes à Colecção da Fundação de Serralves que utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados. Com inauguração marcada para esta sexta-feira, 07 de Setembro, às 18h00, a exposição está aberta ao público até ao dia 11 de Outubro.
Saiba mais AQUI.
 
2012 Odisseia Kubrick

Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUIo programa disponível até ao mês de Novembro.

Maia, Cidade em Performance
Até ao dia 09 de Setembro está patente no Centro Metropolitano de Arte Contemporânea, a exposição “Maia, Cidade de Performance”. A mostra conta com a participação de 20 autores e aborda diversas áreas da criatividade, tais como ciberart, pintura, escultura, fotografia, ilustração, desenho, graffiti, instalação e performance.
Saiba mais AQUI.

Centro

 

“Modos de Ver Santarém”
A pintora Natália Gromicho expõe as suas obras de pintura na Galeria principal da Casa do Brasil, em Santarém. A exposição “Modos de Ver Santarém”, que decorre até ao dia 30 de Setembro, conta com 13 obras inéditas da artista.
Saiba mais AQUI.
 

Fotografia de “Viagens”
A Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria da Azóia, acolhe, até ao dia 22 de Setembro, a exposição “Viagens” de Bruno Martins e Vítor Avelar. Esta mostra de arte dedicada à fotografia pretende dar a conhecer algumas das mais belas imagens captadas pelos artistas, que utilizam a fotografia como meio de perpetuar momentos e locais únicos durante as suas expedições.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Gonçalo Sena ” Túmulo Desenho”
Está patente até ao dia 29 de Setembro, na 102-100 Galeria de Arte, em Castelo Branco, a exposição de Gonçalo Sena denominada “Túmulo Desenho”. A mostra é composta por uma série de desenhos e esculturas instalados numa única parede.
Saiba mais AQUI.

“História da Cardiologia nos Hospitais de Coimbra desde o Século XIX”
Até ao dia 11 de Setembro está patente no Hall de entrada dos Hospitais da Universidade de Coimbra a exposição de artes plásticas denominada “História da Cardiologia nos HUC desde o Século XIX”, que aborda o fantástico trabalho daquela unidade de saúde.
Saiba mais AQUI.

“Megamind” no Dolce Vita de Coimbra
Até ao final do mês de Setembro, o Dolce Vita de Coimbra tem sessões de cinema gratuitas para os mais novos. As sessões acontecem todos os domingos pelas 11h00.
Saiba mais AQUI.

Sul
 
Concertos grátis de UHF, Emanuel e GNR
O Parque de Feiras de Mora, no âmbito da Expomora, em Évora, recebe diversos concertos gratuitos. Esta sexta-feira, 07 de Setembro, o palco é dos UHF. Já no sábado, 08 de Setembro, o espetáculo é de Emanuel. No domingo, dia 09 de setembro, o grupo GNR apresenta o seu albúm “Voo Doméstico”. Os concertos têm entrada livre e começam todos pelas 22h30. 
 
Festival Adentro
O Largo Afonso III, na cidade velha em Faro, recebe a 2ª Edição do Festival Adentro, com um alinhamento musical que traz à zona histórica da cidade, grandes nomes e revelações das músicas do mundo. O evento decorre entre os dias 07 e 08 de Setembro. Deixe-se levar pelos últimos dias de Verão no Algarve e pelo magnífico centro histórico da cidade.
Saiba mais AQUI.
 
Desporto na Arrábida

Na Praia da Figueirinha, no Portinho da Arrábida, em Setúbal, decorre todos os dias de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 11h00, até 15 de Setembro, o projeto “Verão Saudável”, com atividade física, rastreios e ações de sensibilização para a saúde. As ações contam com yoga, fitness, demonstrações de primeiros socorros, medição de tensão arterial e rastreios de doenças como tabagismo, hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. 
Saiba mais AQUI.

Música ao vivo no Ria Shopping
O Ria Shopping, em Olhão, convida o público, todas as sextas-feiras, para o concerto semanal no piso 2, a partir das 21h00. As músicas, ritmos alegres de Verão, prometem vontade de dançar e noites bastante animadas. O evento decorre até ao dia 14 de Setembro.
Saiba mais AQUI.

Mostra de Arte em Lagos: A Planta
Este verão os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. Está patente até ao dia 13 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos, a exposição “Planta” que conta com diversos trabalhos dos artistas residentes do LAC – Laboratório de Atividades Criativas.
Saiba mais AQUI.

“Nanocubismo” de Rita Adolff-Wollfarth
Rita Adolff-Wollfarth é uma das artistas alemãs mais reputadas a nível internacional. É ela a responsável pela exposição de pintura “Nanocubismo – Partita em Luz e Cor” patente no Museu Municipal de Faro. A mostra “Nanocubismo – Partita em Luz e Cor” conta com diversas pinturas a óleo.
Saiba mais AQUI.
 

 Ilhas

Madeira
 

 
“Adivinha quem vem jantar” 
O Grupo de Teatro de Machico apresenta este sábado, 08 de Setembro, pelas 21h30, no auditório do Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo a comédia '”Adivinha quem vem jantar”.  Esta comédia gira em torno de um homem viúvo que apresenta a sua nova companheira aos filhos. A peça de teatro tem  a duração de 45 minutos e tem entrada gratuita.

Açores

 

Exposição “Francisco de Lacerda – Os Legados do Maestro”
A apresentação pública do espólio de Francisco Lacerda (1869/1934), um dos mais notáveis e reconhecidos maestros e compositores portugueses de todos os tempos, constitui o principal mote da primeira mostra patente no Museu de Angra do Heroísmo. Obras originais do compositor, instrumentos musicais, correspondência com figuras ilustres, canções populares das mais diversas regiões do país dão a conhecer a personalidade singular e multifacetada do ilustre jorgense que foi também musicólogo, folclorista, conferencista, ilustrador e poeta.
Saiba mais AQUI.
 
Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.
 
 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close