Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 08-11]

Esta semana, em Lisboa, destaque a nova temporada de "Sons pela Cidade". Já no Porto, a Orquestra Sinfónica do Porto apresenta-se em pleno na Casa da Música.
Versão para impressão
Regressamos com mais um roteiro repleto de eventos, todos eles totalmente gratuitos. Em Lisboa, destaque para a nova temporada de “Sons pela Cidade”, que conta com concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Já no Porto, a Orquestra Sinfónica do Porto apresenta-se em pleno na Casa da Música e abre as portas dos seus ensaios.

por ANA SILVA


Lisboa

Sons pela Cidade
A nova temporada dos Sons pela Cidade arranca já esta sexta-feira, dia 02 de Novembro. São três dias em que a Orquestra Metropolitana (OML) percorre três freguesias de Lisboa levando a música clássica ao coração da cidade. Os “Sons pela Cidade” têm início na freguesia da Madalena, na Casa de Lafões – dia 2 de Novembro, às 21h30 – e prossegue no dia 3 nos Prazeres, na Sociedade Musical Ordem e Progresso , pelas 17h00. No último dia, domingo, dia 04 de Novembro, a música clássica ecoa na freguesia de São Francisco de Xavier com um concerto no Museu de Etnologia , pelas 17h00.

Ilustrações de Alice no País das Maravilhas
Para recordar a personagem criada por Lewis Carroll, Alice, visite a exposição “Um Chá para Alice”, na sala de Exposições Temporárias, no piso 01, da na Fundação Gulbenkian. A mostra conta com ilustrações de 21 autores contemporâneos oriundos de 15 países. Para além de Alice é possível ver ilustrações das personagens mais carismáticas da história de “Alice no País das Maravilhas”.
Saiba mais AQUI.

LER no Chiado celebra Sophia de Mello Breyner Andresen
As habituais tertúlias que decorrem na livraria LER no Chiado dedicam-se na próxima quinta-feira, dia 08 de Novembro, às 18h30, a Sophia de Mello Breyner Andresen. O encontro conta com Pedro Sousa Tavares, que completou o livro da avó, e duas escritoras de diferentes gerações: Ana Maria Magalhães e Maria Inês de Almeida.

O Museu em montagem
O Museu Coleção Berardo conta com a exposição fotográfica de Rodrigo Bettencourt da Câmara, “O museu em montagem”. A mostra conta com diversas fotografias que registam a montagem da exposição da coleção Berardo e ainda de várias exposições temporárias.
Saiba mais AQUI.

“A minha cidade vista pelos teus olhos”
“A minha cidade vista pelos teus olhos” é o tema do intercâmbio organizado pelo Goethe-Institut Portugal em 2012 e que reúne dois dos mais interessantes Urban Sketchers de Portugal e da Alemanha, Ricardo Cabral e Till Laßmann. Ricardo Cabral aventurou-se durante duas semanas pela Alemanha. Hamburgo foi o seu ponto de partida e Berlim, a capital, o destino. A mostra está patente no Goethe-Institut até ao dia 16 de Novembro.
Saiba mais AQUI.

Concerto de Miran Devetak
Este domingo, 04 de Novembro, pelas 16h00, o Palácio Foz, nos Restauradores, recebe o pianista  italiano de origem eslovena Miran Devetak. Com duração de 1h15 e com entrada livre, o concerto conta com obras de F. Liszt e R. Schumann.
Saiba mais AQUI.

Filme de Jonh Ford na Casa da Achada
Na Casa da Achada, em Lisboa, decorre, até ao dia 17 de Dezembro, o Ciclo de Cinema e Literatura. Todas as segundas-feiras pode assistir gratuitamente a um filme feito a partir de uma obra literária. Esta segunda-feira, dia 05 de Novembro, passa o filme “Estrada do Tabaco”, de Jonh Ford.
Saiba mais AQUI.

Mercado de Vinhos no Campo Pequeno
Por estes dias, 02, 03 e 04 de Novembro, a Arena do Campo Pequeno recria o espírito dos mercados antigos portugueses, onde se exercia a compra dos produtos diretamente aos produtores. A temática do mercado é dedicada aos vinhos portugueses, onde estão reunidos os melhores vinhos, produzidos por pequenos e médios produtores de cada uma das regiões vinícolas de Portugal.
Saiba mais AQUI.

BES Arte & Finança com Paulo Nozolino
Está em exposição, no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, até dia 04 de Janeiro, a mostra “Usura” de Paulo Nozolino. O artista reúne nove dos trípticos de fotografias a preto e branco, sendo que esta é a primeira vez que junta praticamente todos os trípticos desenvolvidos por si até hoje.
Saiba mais AQUI.

Riso: Uma exposição a sério
Como diz o ditado, “rir é melhor remédio”. Está patente, até ao dia 17 de Março, no Museu da Eletricidade uma exposição dedicada ao riso. São de 300 os artistas que estão representados em sete núcleos temáticos onde se encaixa tudo o que nos faz rir, desde pintura a vídeo, passando pela literatura e a escultura. A exposição está aberta todos os dias ao público, exceto à segunda-feira, das 10h00 às 18h00.
Saiba mais AQUI.

Casa da Achada: “Artistas Amigos de Mário Dionísio”
A exposição “Artistas amigos de Mário Dionísio – desenho e pintura do século XX” conta com obras de artistas como Abel Salazar, Álvaro Cunhal, Júlio Pomar, Júlio Resende, Vieira da Silva, entre outros. São obras de 28 artistas, todos do século xx, de características muito diferentes. O que têm em comum é terem vindo das paredes (poucos das gavetas) de uma mesma casa: a de Mário Dionísio e de Maria Letícia, na Av. Elias Garcia, em Lisboa.
Saiba mais AQUI.

Exposição: “De Sensu et Sensato”
“De Sensu et Sensato”, de Martinha Maia, é a nova exposição patente no Espaço Arte Tranquilidade. A mostra, que está aberta ao público até ao dia 07 de Dezembro, conta com a curadoria de Maria do Mar Fazenda.
Saiba mais AQUI.

Matthias Contzen com exposição em Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

Porto

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Nesta sexta-feira, dia 02 de Novembro, pelas 20h30, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música convida grupos escolares ou de outras instituições para alguns dos seus ensaios gerais. O objetivo é proporcionar uma experiência dois-em-um: assistir à execução do repertório que está a ser preparado e respirar o ambiente de trabalho dos músicos. O espetáculo no Casa da Música tem entrada livre e realiza-se na Sala Suggia.
Saiba mais AQUI.

A arte da fotografia
Como vem sendo hábito o Centro Português de Fotografia brinda-nos com grandes trabalhos de fotografia. São várias as exposições que podem ser visitadas gratuitamente no próximos meses. Entre elas está uma mostra sobre a história da emigração portuguesa e outra que incide sobre as partes da cidade do Porto marcadas pelo abandono – “sossego”, nas palavras do seu autor.
Saiba mais AQUI.

Serralves: Arte com Arte
A Fundação de Serralves tem mais uma oficina para toda a família. Este domingo, dia 04 de Novembro, a partir das 11h00, através de jogos de observação e interpretação do espaço, descubra o Museu de Serralves e a dinâmica das suas exposições. A partir de maquetas gigantes a oficina recria os lugares de exposição.
Saiba mais AQUI.

Música e poesia no Café au Lait
Este domingo, 04 de Novembro, pelas 19h00, o Café au Lait, no Porto, recebe um cpncerto do grupo Lavadouro, um projecto de Capicua, GhunaX e Grav3 (Pedro Geraldes, dos Linda Martini). O Lavadouro tem como base a relação representativa entre o Porto e a água, com expressão através da música e da poesia.
Saiba mais AQUI.

Norte

Madagascar 3
Aos primeiros sábados de cada mês, pelas 10h30, o Mar Shopping, presenteia os mais novos com cinema gratuito. Este sábado, 03 de Novembro, é exibido o filme “Madagascar 3”. Para levantar os bilhetes deve dirigir-se ao balcão de informação do Mar Shopping, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 24h00. Os bilhetes são válidos para crianças, acompanhadas pelo menos por um adulto, num máximo de cinco pessoas por grupo.
Saiba mais AQUI.

Guimarães com Edifícios & Vestígios
“Edificios & Vestígios” é a exposição patente no sector G da Fábrica Asa, em Guimarães. A temática de “Edificios & Vestígios” centra-se na era pós-industrial e réune uma série de projetos de várias áreas como a arte, arquitetura, fotografia, design, som, cinema, engenharia, história, arqueologia, antropologia ou etnografia.
Saiba mais AQUI.

2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao dia 11 de Novembro.

Anjos: Showcase e sessão de autógrafos
Este domingo, dia 04 de Novembro, pelas 17h00, a loja Worten, no Norte Shoping, em Matosinhos, recebe o showcase e uma sessão de autógrafos do gurpo “Anjos”. O encontro dos “Anjos” com o fãs e não só, tem como objetivo promover o seu mais recente trabalho “Anjos Acústico”.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Nomadismo e Disseminação”
Está patente até ao dia 16 de Dezembro, na Fábrica Asa, em Guimarães, a exposição “Nomadismo e Disseminação”. A mostra centra-se nos conceitos de deslocamento, nomadismo e disseminação territorial enquanto paradigmas práticos e teóricos da produção e educação artísticas recentes.
Saiba mais AQUI.

As obras de Michelangelo Pistoletto
Até ao dia 16 de Dezembro, no âmbito do evento Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, a cidade apresenta um conjunto de obras que dão a conhecer o pensamento e a produção artística de Michelangelo Pistoletto. Este conceituado artista italiano desenvolveu, para a Capital Europeia da Cultura, um processo único de conhecimento articulado em três momentos: criação de uma instalação de arte pública cidade de Guimarães, uma exposição da obra de Pistoletto da série Love Difference em sete espaços da cidade e ainda uma conferência ‘Being Singular Plural’ na Fábrica ASA.
Saiba mais AQUI.


Centro

Exposição de Luis Paulo Costa
Luís Paulo Costa apresenta a exposição “Algumas coisas na parede/Algumas coisa no chão”, na 102 – 100 Galeria de Arte, em Castelo Branco.

Mostra Coletiva de Fotógrafos em Ovar
Na galeria do Posto de Atendimento Turístico do Furadouro, em Ovar, está patente a exposição “Mostra Coletiva de Fotógrafos do Concelho de Ovar”, até ao dia 06 de Janeiro do próximo ano.

“Ritmos de Cor e Composição”
Até ao dia 11 de Novembro está patente, no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de pintura “Ritmos de Cor e Composição”, de Manuel Gorjão Henriques
Saiba mais AQUI.

Exposição “Retalhos da artista”
Até ao dia 03 de Novembro, está patente no Centro de Arte de Ovar, a exposição “Retalhos da artista”, de Margarida Barra.

Sul

Ciclo de Cinema “Direitos das Crianças: Uma Missão de Todos!”
A Biblioteca Municipal de José Saramago, no Feijó, conta com um ciclo de cinema “Direitos das Crianças: Uma Missão de Todos!”. O filme a exibir no sábado, dia 03 de Novembro, pelas 15h00, é “Quadro Negro”, da realizadora iraniana Samira Makhmalbaf.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Formas” no Palácio D. Manuel
A exposição “Formas” é inaugurada este sábado, dia 03 de Novembro, pelas 16h00. A mostra está patente no Palácio de D. Manuel, em Évora, até ao dia 30 de Novembro, uma exposição de escultura da artista plástica Visitação Zambujo, intitulada “Formas”.
Saiba mais AQUI.
 

“As Viagens de Gulliver”
Todos os domingos, até ao dia 11 de Novembro, o centro comercial Freeport, em Alcochete, conta com um espetáculo de teatro para os
mais pequenos, que decorre no Centro de Exposições. O teatro acontece todos os domingos entre as 12h00 e as 13h00.
Saiba mais AQUI.

Portimão: Festival Cidades Invisíveis
A 4.ª edição do Festival Cidades Invisíveis tem como tema Barcelona. Guiado por Eduardo Mendoza, o Teatro Municipal de Portimão propõe uma viagem em redor da Barcelona literária lendária, mítica, fantástica e já desaparecida, e interpela a Barcelona actual, através dos seus criadores contemporâneos, com uma programação de música, teatro, novo-circo, dança, fotografia, cinema e literatura.
Saiba mais AQUI.

Mostra do Fundo Antigo
No âmbito das comemorações dos 110 anos da Biblioteca Municipal de Faro está patente até ao dia 15 de Novembro a exposição Mostra do Fundo Antigo. O Fundo Antigo da Biblioteca Municipal de Faro é constituído por cerca de 4000 de livros do século XVI até ao século XVIII (período que antecede a industrialização do fabrico dos livros).
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira

Coleção rara da Dinastia Quialong em exposição no Machico
A colecção rara da Dinastia Quialong da década de 1760 ou 1770, utilizada pelos aristocratas está em exposição no Solar do Ribeirinho, em Machico.

Açores
 
Exposição “Os Dias Que Passam”
Até ao dia 30 de Novembro está patente, na Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre as 14h00 e as 19h00, a exposição “Os Dias que Passam” , de Tiago Silva Nunes.
Saiba mais AQUI.
 

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close