Fitness & Bem-estar

Semana em Cheio sem gastar um tostão [até 07-06]

O roteiro com atividades gratuitas regressa esta semana com destaque para dois eventos tradicionais do mês de Junho: em Lisboa, começam as Festas da Cidade e, no Porto, arranca a mítica Festa na Fundação de Serralves.
Versão para impressão

O roteiro com atividades gratuitas regressa esta semana com destaque para dois eventos tradicionais do mês de Junho: em Lisboa, começam as Festas da Cidade e, no Porto, arranca a mítica Festa na Fundação de Serralves. ANA SILVA

Lisboa

Festas de Lisboa
Em Junho, Lisboa cheira a arraiais, a bailaricos e, claro, a sardinhas. São muitas as atividades que acontecem na cidade das sete colinas. Fica aqui o registo, por exemplo dos Microbailes, todas as sextas-feiras do mês de Junho em vários locais da cidade. Este sábado, dia 01, pelas 19h30, escolha um deles nos seguintes locais: Largo da Rosa, Rua Marquês de Ponte de Lima, Calçada dos Cavaleiros, Beco dos 3 Engenhos, Largo da Guia, Largo da Severa e na Rua da Mouraria (frente ao Centro Comercial). Consulte o programa e escolha qual a festa das sete colinas em que quer entrar.
Saiba mais AQUI.

Festival Internacional de Tango de Lisboa
No próximo dia 03 de Junho, passe pela Voz do Operário e entre na festa do Tango, integrada na programação das Festas da Cidade. É naquele local que decorre o Festival Internacional de Tango de Lisboa, e neste domingo a entrada é livre, a partir das 16h00.
Saiba mais AQUI.

Festa do Japão
Após o êxito de 2011, a II edição da Festa do Japão volta a celebrar as relações entre Portugal e o Japão. Os visitantes poderão usufruir da cultura japonesa, quer tradicional quer pop, através de demonstrações de Ikebana, Shodo (caligrafi a), artes marciais, poesia Haiku, Origami, Furoshiki (técnica de embrulho), brinquedos japoneses, como vestir Yukata (o kimono de Verão) e Cosplay (expressão da cultura pop). O Festival acontece este sábado, dia 02 de Junho, no Jardim do Japão, em Belém, a partir das 23h00.
Saiba mais AQUI.

Cinema São Jorge: “O Fado da Bia”
No cinema São Jorge, este sábado dia 02 de Junho, às 22h00, passa o documentário “O Fado da Bia”, de Diogo Varela Silva. Beatriz da Conceição, para muitos simplesmente Bia, é um dos maiores nomes do Fado dos últimos 40 anos. Este filme é uma viagem pela sua carreira e a sua vida, desde o Porto até aos dias de hoje, mostrando-nos a força e o porquê do seu Fado. O acesso é livre mediante levantamento de bilhete no Cinema São Jorge.

Sábado, Meia-Noite, Uma Guitarra
Como diz o nome do evento, acontece em cada sábado do mês de Junho, um concerto de guitarra portuguesa. Dia 02 de Junho, pelas 00h00, no Largo do Chafariz de Dentro, em Lisboa, assista ao concerto de Ângelo Freire.

O Fado vai ao Chapitô
Todas as terças-feiras de Junho, o Bartô – Bar do Chapitô recebe alguns fadistas que serão também os anfitriões destas noites de Fado, que se estendem pela noite dentro. Os espetáculos acontecem no dias 5, 12, 19 e 26 de Junho, sempre a partir das 22h30.  .

Regata Troféu EPAL
A Regata Troféu EPAL celebra o Ambiente através da promoção da prática da vela. Nas margens do rio Tejo, será instalado um espaço de apoio à regata, especialmente concebido a pensar no público. O 'lounge', uma área com perto de mil metros quadrados em relva natural, proporcionará uma vista privilegiada sobre o Tejo para quem queira assistir de perto à regata, este sábado, dia 02 de Junho, a partir das 14h00, no Padrão dos Descobrimentos (em frente ao Espelho de Água).

António: De homem erudito a Santo Popular
É conhecida a devoção portuguesa, e lisboeta em particular, ao culto Antoniano. A exposição António – De homem erudito a Santo Popular, patente até ao dia 08 de Julho, no Espaço Arte da Terra, bem perto da Sé de Lisboa, mede esta devoção reunindo um vasto espólio de iconografia a associada a este culto, que ganhou corpo no século XV. É uma das maiores exposições sobre o Culto Antoniano realizada em Portugal. O acesso é livre; de terça a domingo, das 11h00 às 20h00.

Counting Seeds
De 02 a 30 Junho vai estar patente na Ermida da Nossa Senhora da Conceição, em Belém, a exposição “Couting Seeds”, de Gabriela Albergaria. Counting Seeds remete para a ideia do comércio de sementes e da colonização das espécies, muitas vezes entendida como reflexo do poder de muitas nações. O acesso é livre, de terça a sexta-feira, entre as 11h00 e as 17h e aos fins de semana entre as 14h00 e as 18h00.

Kite Surf Pro Cascais 2012
Entre os dias 01 e 10 de Junho, na praia do Guincho, em Cascais, decorre o EDP Renováveis Kite Surf Pro Cascais 2012. Até ao dia 10 de Junho realizam-se as provas de abertura do campeonato que, depois, ruma às Ilhas Maurícias, Irlanda, terminando na costa norte do Maui. Presentes estão os melhores raiders de 18 países.
Saiba mais AQUI.

Música Offbeatz na Baixa-Chiado PT Bluestation
Durante o mês de Junho, todas as sextas-feiras, a partir das 21h00, o Palco Instantâneo da Baixa-Chiado PT Bluestation vai receber cinco bandas convidadas pelo OFFBEATZ que representam o que melhor se faz hoje na música nacional. Todos os concertos são gratuitos. Esta sexta-feira, dia 01 de Junho atuam os Plane Ticket, um quarteto de Torres Vedras, que começou em 2011 e que em 2012 vão editar o seu primeiro EP, Under The Quiet Sky, pela Cakes and Tapes.
Saiba mais AQUI.

Meo Out Jazz
O Out jazz decorre em Lisboa, até ao fim do mês de Maio. Esta sexta-feira, dia 01 de Junho, a partir das 18h00, atua o DJ Miguel Sá, no Jardim Móvel, no Cais do Sodré. Já no domingo, pelas 17h00, é a vez do Dj Ras Fernando, que atua no Anfiteatro Keil do Amaral, no Monsanto.
Saiba mais AQUI.

O Estuário do Tejo
Até ao dia 8 de Junho, o Instituto Franco-Português tem disponível para o público uma programação gratuita. A exposição “Tage? Expédition 1.0″ mostra, através de fotografias, gravações e vídeos, a exploração feita em completa autonomia por Bastien Dessolas e David Malardel a bordo de um Kayak no estuário do Tejo.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Cinema: Política uma vez por semana
Depois do ciclo de cinema dedicado à comédia, a Casa da Achada regressa com mais uma temática, desta vez “Política uma vez por semana”. O ciclo de será semanal e os filmes serão exibidos todas as segundas-feiras, pelas 21h30.
Saiba mais AQUI.

Evocar Vergílio Ferreira
Esta sexta-feira, pelas 18h30, na Bertrand do Chiado realiza-se uma tertúlia, com moderação de Anabela Mota Ribeiro, sobre o escritor Vergílio Ferreira. O encontro conta com a presença de Hélder Godinho, que coordena o grupo que trabalha o espólio do autor, Virgílio Kasprzykowski, psiquiatra e filho de Vergílio Ferreira, e Paulo Ferreira, consultor editorial, escritor e leitor apaixonado da obra de Vergílio.

 Porto

Serralves em Festa
A festa chegou a Serralves e será um fim de semana em cheio com mais 200 eventos gratuitos, que acontecem em 40 horas seguidas. A cultura é a temática da festa e quem por lá passar conta com muita música, workshops, visitas orientadas, dança, teatro, exposições, cinema, vídeo, fotografias, entre outras atividades. Serralves abre as portas às 08h00 da manhã de sábado e fecha às 00h00 de domingo. Para seguir o programa à risca e não faltar a nada, o melhor mesmo é consultá-lo.
Saiba mais AQUI.

Cultura Magra no Centro Português de Fotografia
A exposição é de Paulo Alegria, no Centro Português de Fotografia, no Porto, e está patente até ao dia 01 de Julho. O objetivo da exposição que reúne o mais recente trabalho do autor, é mostrar “o associativismo morense nas vertentes cultural, desportiva e recreativa, trabalhando intensamente junto das pessoas que o mantêm vivo, apesar das adversidades” dos dias em que vivemos.
Saiba mais AQUI.

Yoga ao ar livre
Este domingo, dia 03 de Junho, a ordem é para relaxar no Palácio de Cristal e no Parque da Cidade do Porto, junto ao Pavilhão de Água. Entre as 11h00 e as 12h00 decorrerem as aulas de Yoga, sessões a que qualquer um se pode juntar e praticar a “descontração”.
Saiba mais AQUI.

Mostra de design de comunicação da Escola Soares dos Reis
Até ao dia 14 de Junho está patente no Centro Comercial Dolce Vita Porto uma exposição de trabalhos de design de comunicação, concebida por alunos da Escola Artística Soares dos Reis, até 14 de Junho. A exposição apresenta diversas criações dos alunos do curso de design de comunicação, nomeadamente em domínios como o grafismo editorial, ilustração, fotografia, infografismo, produção e realização de produtos publicitários e aplicações multimédia.
 

Norte
 

O Mecanismo da Fotografia: Entrar na Máquina Fotográfica
No Palácio Vila Flor, em Guimarães, até ao dia 17 de Junho, será possível perceber o mecanismo da fotografia entrando numa máquina fotográfica. Esta é uma instalação performativa que apresenta uma enorme câmara estenopeica dentro da qual o público terá a experiência de estar dentro de uma câmara fotográfica e aí assistir a um espetáculo sobre a história do mecanismo da fotografia.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Anjos e Rosas”
Até ao dia 24 de Junho, está patente na Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição “Anjos e Rosas” de Augusto Canedo e Paulo Neves.
Saiba mais AQUI.

“Das Origens aos Sonhos”
A exposição “Das Origens aos Sonhos”, de Victor Costa, está patente ao público, no Auditório Municipal de Gondomar, até ao dia 17 de junho. Esta exposição de pintura dá a conhecer algumas das obras de um apaixonado pelo artesanato e tecelagem que, na pintura, encontrou outra forma de se expressar.
 

Centro
 

“Teatro de aguarelas”
Está patente até ao dia 29 de Junho, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de aguarela de Artur Franco – “Teatro de Aguarelas”. Artur Franco tem desempenhado um importante papel no registo pictórico das nossas aldeias, cidades e gentes, quer através da expressão a óleo, quer discorrendo o seu sentir através da aguarela.
Saiba mais AQUI.

Criar Raízes”
A exposição “Criar Raízes”, patente ao público até ao dia 17 de Junho, nas Casas das Portas de Coimbra, insere-se nas comemorações do Dia do Ambiente na Mata do Buçaco. A mostra, que pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h00, é composta por pintura, escultura, cerâmica, joalharia contemporânea, fotografia, bem como expressões tipicamente urbanas como a street art. Muitos dos artistas estarão a trabalhar durante a exposição.

Visita em noite de lua cheia: Buçaco ao Luar
Esta segunda-feira, dia 4 de Junho, a Fundação Mata do Buçaco desafia o público para fazer o percurso naquela mata apenas com a luz do luar. O percurso inicia-se cerca das 21h30, junto ao Convento de Santa Cruz do Buçaco e passa por locais tão emblemáticos, como a Floresta Relíquia, o
Arboreto, o Vale dos Fetos, a Fonte Fria, os miradouros do Caifás e das Portas de Coimbra. As inscrições podem ser efetuadas através do número 231 937 00 ou do email atividades@fmb.pt. O número mínimo de participantes é de 15 pessoas e o máximo é de 50.

Manhãs Desportivas
Até ao dia 29 de Junho, aos domingos, a partir das 09h15, o Parque Linear de Santiago, em Viseu, recebe o projeto Manhãs Desportivas. As atividades vão desde o fitness, aeróbica, step. body combat, entre muitas outras.
Saiba mais AQUI.


Sul
 
“O Cabo Espichel Escondido”
Até ao dia 03 de Junho, está patente na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, a exposição fotográfica “O Cabo Espichel Escondido” – A Gruta
do Meio (Cabo Espichel).

Concerto dos Lissabon
Os Lissabon vão estar pela primeira vez em Évora a promover o seu álbum de estreia “If It´s Only Just A Dream…” editado em Abril pela Licked Records. O concerto é na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, este sábado, a partir das 23h00.
Saiba mais AQUI.

IX Encontro de Culturas
Este fim de semana arranca o IX Encontro de Culturas, em Serpa. Sábado, dia 02 de Junho, pelas 18h00, realiza-se a inauguração da exposição de fotografia “Territórios EmCantados – Músicas e Danças do Mundo”, no Musibéria – Centro Internacional de Danças e Músicas do Mundo Ibérico. No domingo, dia 03 de Junho, é a vez da atuação do grupo de percurssão No Chilla (Argentina), pelas 19h00, no Auditório Musibéria. As entradas limitadas à capacidade da sala.

Dupla mostra em Serpa
A exposição “Bonecas entre Páginas, de Paula Estorninho e a
mostra de fotografia “Depois do Pátio Azul”, de Rui Cambraia estão patentes, a partir do dia 01 de junho, na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa. A dupla mostra está patente até 31 de Junho, de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close