Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 04-10]

Esta semana destaque, em Lisboa, para os passeios noturnos nos palácios de Sintra e o maior flash mob de dança sénior. No Porto, a festa do Outono em Serralves e em Matosinhos os piratas assaltam o Forte.
Versão para impressão
O sol está mais tímido, as nuvens escurecem os céus, as folhas cobrem o chão. Mas os eventos gratuitos prevalecem, de norte a sul do país. Como sempre, o nosso roteiro é marcado pela diversidade mas podemos destacar, em Lisboa, os passeios noturnos nos palácios de Sintra e o maior flash mob de dança sénior. Já no Porto, há festa do Outono em Serralves e, em Matosinhos, os piratas assaltam o Forte.

por ANA SILVA

Lisboa
 

Passeios noturnos na vila de Sintra
Para marcar as Jornadas Europeias do Património, iniciativa da União Europeia, este ano sob o tema “O Futuro da Memória”, a Parques de Sintra oferece, a 29 de Setembro, aos visitantes “noturnos”, a possibilidade de visitar gratuitamente os Palácios da Pena e de Monserrate. No Palácio de Monserrate, quem por lá passar, pode contar também com concertos gratuitos do Conservatório de Música de Sintra.
Saiba mais AQUI

Maior flash mob de dança sénior
Para antecipar o Dia Internacional do Idoso, que se celebra a 01 de Outubro, este domingo decorre, na Alameda D. Afonso Henriques, a iniciativa Energia Fortimel Compact 2012. A acção conta com rastreios nutricionais, aulas de culinária, aulas de ginástica e ioga, o maior flash mob de dança sénior, exposição de obras do concurso nacional de pintura e fotografia e muita diversão.

3º Aniversário da Casa da Achada
Este sábado, dia 29 de Setembro, a Achada celebra  o seu 3º aniversário. A partir das 15h00 realiza-se uma tertúlia com diversas intervenções de amigos e colaboradores sobre a sociedade, a atividade cultural e a arte. Segue-se a inauguração, pelas 19h00, da exposição “Artistas amigos de Mário Dionísio – desenho e pintura do século XX”, com obras de artistas como Abel Salazar, Álvaro Cunhal, Júlio Pomar, Júlio Resende, Vieira da Silva, entre outros. A festa termina com o Coro da Achada que atua pelas 21h00.
Saiba mais AQUI.

Brasilian Day Portugal
Este sábado, dia 29 de Setembro, decorre no Passeio Marítimo de Algés, o Brazilian Day Portugal, das 14h00 às 01h00. A maior festa brasileira do mundo chega pela primeira vez a Portugal com um concerto gratuito da cantora sertaneja Paula Fernandes. A música brasileira vai reinar em Algés também com as atuações das bandas H1 Music Band, Preserve Amazonia World Band, Tércio Borges & os Democratas do Samba, Grupo Pernambuco e ainda através da animação de escolas de Capoeira e de Samba.
Saiba mais AQUI.

Despedida do Meo Out Jazz
As sessões de música do Meo OutJjazz de que Lisboa foi palco nos meses de Verão terminam este fim-de-semana. O evento dedicado à música jazz promete voltar em 2013. Por agora pode e deve aproveitar o último dia que será este domingo, no Jardim da Tapada das Necessidades, com os Kumpania Algazarra a partir das 17h00 e a música Dj Moustashe, ao final do dia.
Saiba mais AQUI. 

50 anos Goethe-Institut em Lisboa
Na próxima segunda-feira, dia 01 de Outubro, o Goethe-Institut celebra o seu 50°aniversário, com uma grande festa. Para celebrar a data o instituto abre portas, durante todo o dia, com várias iniciativas como a abertura de Sound Walk / Jardim dos Sons, uma instalação coletiva que integra o Festival Música Viva e que vai proporcionar aos visitantes uma imersão em várias paisagens sonoras.
Saiba mais AQUI.

Festival de jovens músicos na Gulbenkian
Este fim-de-semana realiza-se na Fundação Calouste de Gulbenkian o festival de jovens músicos. São vários os concertos, todos com entrada gratuita. Associam-se ao Festival, paralelamente à Orquestra Gulbenkian, os solistas do Festival Cantabile, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a orquestra barroca Divino Sospiro e a Orquestra de Jazz de Matosinhos.
Saiba mais AQUI.

Cem anos de Jonh Cage
Até ao dia 12 de Outubro está patente no BES Arte & Finança, em Lisboa uma exposição dedicada ao centenário do legendário compositor norte-americano John Cage. A exposição inclui o único ensaio fotográfico existente sobre a casa de Cage – o célebre loft onde se encontravam Robert Rauschenberg, Allen Ginsberg e Jasper Johns entre outros – realizado por Pimenta em 1988, pela primeira vez em Portugal.

Teatros de Java: joias, batiks e marionetas
O Museu da Marioneta tem patente, até ao dia 21 de Outubro, a exposição Teatros de Java: joias, batiks e marionetas, da coleção Francisco Capelo. A mostra tem disponível marionetas de sombra (Wayang Kulit), marionetas de varas (Wayang Golek) e máscaras da tradição Topeng, assim como joias e batiques que são utilizadas nestas performances.
Saiba mais AQUI.

Cartoons de António no Museu Bordalo Pinheiro
Algumas figuras do Portugal do século XX “desfilam” agora na nova estação de Metro do Aeroporto. A responsabilidade é do cartoonista António, que efetuou a decoração artística da nova estação. Até 30 de Setembro, poderá visitar no Museu Bordalo Pinheiro uma exposição com alguns dos estudos que o cartoonista desenvolveu para chegar às representações definitivas que deram lugar aos painéis do metro.
Saiba mais AQUI.
 
A Dama do Pé de Cabra na Casa das Histórias

A exposição “A Dama do Pé de Cabra” é a exposição patente na Casa das Histórias até ao dia 28 de Outubro. Esta é a primeira apresentação internacional de trabalhos inéditos de Paula Rego e Adriana Molder. Sob inspiração direta da narrativa histórica de Alexandre Herculano, “A Dama Pé de Cabra”, as duas artistas conceberam, em simultâneo, um conjunto de trabalhos autónomos, de grandes formatos, para serem expostos na Casa das Histórias Paula Rego.

Saiba mais AQUI.

Matthias Contzen na Cidadela de Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

Casa-Museu Medeiros e Almeida
A partir das 10h00 de todos os sábados, durante a manhã, a Casa-Museu Medeiros e Almeida abre as portas ao público, com entrada gratuita. Até às 13h00 é possível ver a exposição permanente do museu, que inclui o serviço de chá português de Napoleão, que data de 1815, e ainda a exposição temporária sobre a história dos leques.
Saiba mais AQUI.

Body Combat em Oeiras
Os últimos três domingos de Setembro, na Mariana de Oeiras, são dedicados ao Body Combat proporcionando aulas gratuitas da modalidade. Antes das aulas, que começam às 11h00, há aquecimento por volta das 10h30.

Museu Nacional do Desporto
O Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, tem patente uma exposição sobre os Jogos Olímpicos. Entre os itens expostos no Museu sobressai a Herança Olímpica Portuguesa, nomeadamente artigos exclusivos da participação lusa nos Jogos, cartazes das Olimpíadas ao longo da história, medalhas dos atletas portugueses, equipamentos, fatos oficiais e até réplicas de Tochas Olímpicas, acesas antes da abertura do evento. A exposição tem entrada livre até ao fim do ano.
Saiba mais AQUI.

Aprender cultura no El Corte Inglês
O centro comercial El Corte Inglês oferece ao público, durante o mês de Outubro, vários cursos gratuitos. As áreas abrangidas por esta iniciativa vão desde a pintura, escrita criativa, cinema, entre outras. Todos os cursos necessitam de inscrição prévia. As aulas decorrem na Sala de Âmbito Cultural, no Piso 7, do El Corte Inglês.
Saiba mais AQUI.

 Porto
 
Festa do Outono em Serralves
A Fundação de Serralves preparou uma festa para receber o Outono. Este domingo, dia 30 de Setembro, passe com a familia pela fundação e deixe-se levar pelas antigas tradições e costumes desta época, com saberes e práticas ancestrais ligados à tradição rural, revividos no contexto contemporâneo de Arte e Paisagem que é Serralves. São várias as atividades disponiveis como workshops, construções de palha, pinturas ao ar livre e espetáculos de dança. A não perder.
Saiba mais AQUI.

Norte Respect for Architecture Porto 2012
A exposição “Respect for Architecture Porto 2012” está patente no Palácio da Bolsa, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e no Metro do Porto, até ao dia 05 de Outubro. Esta mostra, conta com vinte projetos que integram a Selecção ” Respect for Architecture Porto 2012”. A exposição é resultado de uma seleção de vários projetos de arquitetura que se centram na cidade invicta.
Saiba mais AQUI.

Porto Sunday Sessions no Parque da Cidade
Até ao final do mês de Setembro decorre o Porto Sunday Sessions, em três jardins da cidade Invicta. As sessões realizam-se todos os domingos à tarde, a partir das 17h00. Este domingo, dia 30 de Setembro, assista ao espetáculo dos Freshkitos, no Parque da Cidade.
Saiba mais AQUI.

 Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes
Ao longo dos anos o vinho do Porto conta com várias imagens de publicidade, em cartazes e rótulos. A exposição “Imagens do Vinho do Porto”, da responsabilidade do Museu do Douro, pretende elucidar sobre a importância da embalagem, marca e cartaz do vinho do Porto. A mostra está patente na Reitoria da Universidade do Porto até 26 de outubro.

Noites de Poesia no Olimpo Bar Café
Esta quarta-feira, dia 03 de Outubro, a noite é de poesia no Olimpo Bar Café, junto à Praça dos Poveiros, no Porto. A partir das 23h00, ouça e declame também a sua poesia.
Saiba mais AQUI.
 
Exposições no Centro Português de Fotografia
São várias as exposições com entrada livre no Centro Português de Fotografia. Impossível destacar apenas uma, já que todas são importantes para quem aprecia esta arte. O melhor mesmo é consultar AQUI o programa.

Ciclo de Cinema: o poder, a mudança e o efémero
A terceira sessão do ciclo de cinema “O Tempo, a Mudança e o Efémero”, promovido pela Ordem dos Médicos – Secção Regional do Norte, apresenta o filme “Júlio César”, de Joseph L. Mankiewicz. Considerado um dos grandes épicos dos anos 50, o filme é uma notável adaptação do texto de Shakespeare sobre a morte do imperador romano. A sessão tem lugar no dia 03 de Outubro, pelas 21h00 e tem entrada é livre.

Norte
 

Piratas em Leça da Palmeira
Nos dias 29 e 30 de Setembro os piratas vão assaltar o Forte Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira. Esta recriação histórica que remonta a meados do século XIV, engloba uma caça ao tesouro, baile de máscaras, leilão de escravos, rapto de freiras, julgamento dos piratas, manjares da época, cortejos históricos, músicas e serenatas, malabares de fogo e pirotecnia, auto-de-fé, ciganos e saltimbancos, artesãos e figuras da época.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Fotografia Subaquática: “Underwater Views”
O El Corte Inglês de Gaia Porto tem patente, até ao dia 29 de Setembro, a exposição de Fotografia Subaquática “Underwater Views” de José Rollo.
Saiba mais AQUI.

World Press Cartoon
Até ao dia 12 de Outubro, a Biblioteca de S. João da Madeira recebe a exposição do World Press Cartoon. A mostra tem patente o que de melhor se faz nesta área – caricaturas, “cartoons” editoriais e desenhos de humor que reúnem várias histórias do quotidiano internacional.
Saiba mais AQUI.

Serralves apresenta exposição nos Paços da Cultura
A exposição “Ponto de Fuga/Vanishing Point”, patente na Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, é fruto de uma seleção de obras pertencentes à Colecção da Fundação de Serralves que utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados. A exposição está aberta ao público até ao dia 11 de Outubro.
Saiba mais AQUI.

2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao mês de Novembro. 

Centro

Final masculina da Supertaça de Ténis de Mesa em Coimbra
A Praça Central do Dolce Vita Coimbra volta a ser palco de provas desportivas de referência. Este sábado, 29 de Setembro, a partir das 17h00, realiza-se a final masculina da Supertaça de Ténis de Mesa, que vai opor o Sporting Clube de Portugal ao GDCS Juncal (Açores). Esta é uma oportunidade para ver de perto alguns dos melhores jogadores nacionais de ténis de mesa da atualidade.

“Astroboy” no Dolce Vita de Coimbra
Até ao final do mês de Setembro, o Dolce Vita de Coimbra tem sessões de cinema gratuitas para os mais novos. As sessões acontecem todos os domingos pelas 11h00. Este domingo, dia 30 de Setembro, o filme a exibir é “Astroboy”.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Gonçalo Sena ” Túmulo Desenho”
Está patente até ao dia 29 de Setembro, na 102-100 Galeria de Arte, em Castelo Branco, a exposição de Gonçalo Sena denominada “Túmulo Desenho”. A mostra é composta por uma série de desenhos e esculturas instalados numa única parede.
Saiba mais AQUI.

“Modos de Ver Santarém”
A pintora Natália Gromicho expõe as suas obras de pintura na Galeria principal da Casa do Brasil, em Santarém. A exposição “Modos de Ver Santarém”, que decorre até ao dia 30 de Setembro, conta com 13 obras inéditas da artista.
Saiba mais AQUI

Sul
 

Exposição “Onde o olhar começa…”
A galeria de S. Sebastião, em Portalegre, tem patente, até ao dia 30 de Setembro, a exposição de pintura “Onde o olhar começa…” de Lita Falcão, artista luso-hispânica. A pintura expõe quarenta obras em óleo sobre tela, em que prevalecea temática da natureza. A mostra, disponível entre as 09h30 e as 18h00, tem entrada gratuita.
Saiba mais AQUI.

Salsa e Kizomba em Cacilhas
Até ao fim do mês de Setembro, a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, conta com um programa, todos os fins-de-semana, repleto de música e muita animação. Este sábado, dia 29 de Setembro, há aulas de dança de kizomba e salsa em que todos podem participar. Já no domingo, último dia da iniciativa, pelas 15h30 acontece uma corrida de burros.
Saiba mais AQUI.

“Nanocubismo” de Rita Adolff-Wollfarth
Rita Adolff-Wollfarth é uma das artistas alemãs mais reputadas a nível internacional. É ela a responsável pela exposição de pintura “Nanocubismo –Partita em Luz e Cor” patente no Museu Municipal de Faro. A mostra “Nanocubismo– Partita em Luz e Cor” conta com diversas pinturas a óleo.
Saiba mais AQUI.

Mostra de Arte em Lagos: A Planta
Este Verão, os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. Está patente até ao dia 13 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos, a exposição “Planta” que conta com diversos trabalhos dos artistas residentes do LAC – Laboratório de Atividades Criativas.
Saiba mais AQUI .

 Ilhas
 

Madeira

Semana Mundial do Aleitamento Materno no Funchal
De 03 a 05 de Outubro, o Dolce Vita Funchal associa-se à celebração da Semana Mundial do Aleitamento Materno, acolhendo um leque de atividades dirigidas às mães e aos bebés da região. Palestras, sessões de reflexologia, aulas de babyoga, workshops de amamentação e um concurso de fotografia são algumas das atividades em destaque. 

Açores 

Exposição “Francisco de Lacerda – Os Legados do Maestro”
A apresentação pública do espólio de Francisco Lacerda (1869/1934), um dos mais notáveis e reconhecidos maestros e compositores portugueses, constitui o principal mote da primeira mostra patente no Museu de Angra do Heroísmo. Obras originais do compositor, instrumentos musicais, correspondência com figuras ilustres, canções das mais diversas regiões do país dão a conhecer a personalidade singular deste jorgense que foi também musicólogo, folclorista, conferencista, ilustrador e poeta.
Saiba mais AQUI.

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt. 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close