Boas!
Quinze dias depois de vos falar de Amor, não poderia deixar passar o 25 de Abril
profissionais, a crónica de Tânia Ribas passará a
ser quinzenal]
Boas!
Quinze dias depois de vos falar de Amor, não poderia deixar passar o 25 de Abril sem dizer: “obrigada”. Nasci dois anos depois de 1974, por isso nunca soube o significado de viver privada de liberdade (ainda mais sendo mulher – a minha vida não teria sido, com certeza, tão facililtada). A melhor forma de homenagear quem por nós lutou, é viver a liberdade saborando-a. E respeitando-a.
Esta crónica vai em forma de agradecimento: a quem no sistema democrático sempre acreditou, a quem achou que Portugal poderia ser a cores e não a preto e branco, a quem acreditou que muitas vozes juntas fariam mais sentido do que um monólogo de silêncio.
Há 36 anos, um grupo de homens e mulheres transformou a palavra na única arma que ainda hoje deveria existir. A palavra falada, entoada, cantada, interventiva. A palavra, hoje em dia tão banalizada, foi outrora um bem tão precioso quanto proibido – a minha geração nem imagina o que é viver sem liberdade de expressão. A palavra e os passos – consigo sonhar com os passos convictos daquela gente de coragem, com a expressão de certeza no olhar, nas mãos, na alma!
O 25 de Abril acabou com a opressão de um povo, ofereceu a liberdade às gerações de agora, nas quais me incluo. O 25 de Abril baptizou uma Ponte que liga a capital à margem sul, a Liberdade baptizou a principal Avenida de Lisboa, o cravo será para sempre o símbolo de uma revolução sem sangue. Mas com muito sangue a fervilhar nas veias, com muita coragem, com muito heroísmo.
Obrigada aos heróis de Abril: homens e mulheres cujo sonho me deu a possibilidade de escolher os destinos do meu país (o sufrágio universal feminino em Portugal só aconteceu depois do 25 de Abril); que me dão a possibilidade de exercer os meus direitos e os meus deveres, através da aprovação de uma Constituição que só surge em Abril de 76; que me fazem respeitar os principíos e valores dos direitos e deveres de cada um de nós.
Viver Abril toda a vida, é o que desejo para todos nós!
Um sorriso rasgado para todos e boa semana!