A peça musical “Época da Ressonância Paradoxal” foi composta por Nikolay Silkin, professor de eletrotecnia quântica e radio espetrologia da Universidade de Kazan. A ópera começa ao som do “Fado fadinho” interpretado por Lolita Torres, mas toda a obra é composta tendo como modelo a canção tradicional portuguesa.
A inspiração na tradição coimbrã, para a escrita da peça musical, tem a ver com o facto da cidade portuguesa ser um importante centro universitário. Os cantores são todos membros de grupos corais estudantis da cidade de Kazan.
“Kazan pode transformar-se num dos centros da ópera-fado, porque aqui está concentrado um riquíssimo folclore de cientistas e estudantes”, avançou o encenador da obra, o conceituado Eduard Treskin, à agência noticiosa Tatar-inform, segundo a Lusa.
O texto da ópera foi escrito com base no folclore de estudantes e professores de universidades russas como as de Moscovo, Kazan e São Petersburgo. Segundo a imprensa local, o espetáculo foi bem recebido pelos numerosos espetadores.
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[Noticia sugerida por Raquel Baêta]