O diário 'online' espanhol ABC acaba de destacar, num artigo publicado esta quinta-feira, aquela que considera ser a "rua mais vanguardista do Porto". Trata-se da Rua de Miguel Bombarda, o coração da "oferta artística mais 'cool da cidade".
O diário 'online' espanhol ABC acaba de destacar, num artigo publicado esta quinta-feira, aquela que considera ser a “rua mais vanguardista do Porto”. Trata-se da Rua de Miguel Bombarda, descrita como uma “insígnia do Norte de Portugal” que é coração da “oferta artística mais 'cool' da cidade”.
Nem mesmo “as muitas possibilidades de a chuva” fazer constantes visitas à Invicta, situada à beira do Douro, são razão suficiente para afastar daquela rua os amantes da cultura, que ali encontram “uma enorme concentração de galerias de arte”: um total de 20, número bastante superior à da rua Doctor Fourquet, em Madrid, que alberga 11 espaços artísticos.
Se chover, explica Francisco Cachón, autor do artigo, “basta aguardar um pouco dentro de uma delas até o céu limpar”. E, quando o sol voltar a espreitar, vale a pena passar pelas caves vinícolas que se escondem sob a Ponte D. Luís I, “obra de um discípulo de Gustavo Eiffel, que pediu ajuda ao francês para erguer aquela estrutura icónica”.
Cachón destaca, também, a incontornável Fundação Serralves, “uma das instituições artísticas mais importantes da cidade”, rodeada “de um belo parque e palco de festivais de música” e que continua a manter “a sua aura de museu”.
Mas não só de arte se faz a Rua de Miguel Bombarda, assegura o ABC.es. Ali, “encontramos muito mais que galerias: 'design' de interiores, 'workshops', hambúrgueres vegetarianos artísticos e a maravilhosa Rota do Chá”, uma casa de chá “com um ambiente mágico” onde é possível “degustar um excelente menú por apenas seis euros ao som de música 'cool'”, escreve Cachón.
O “ecletismo” estende-se, ainda, ao Hard Rock, “antigo mercado abastecedor convertido em templo da modernidade”, e à Casa da Música, “obra de Rem Koolhaas que emergiu como ícone da capitalidade cultural europeia em 2001”, realça o autor do artigo.
Cachón não esquece, também, “a excelente gastronomia de que é possível desfrutar na cidade”. Um exemplo é o restaurante do cantor Rui Veloso, “Dom Tonho”, que, “localizada à sombra da emblemática ponte (D. Luís I) oferece uma ampla seleção de cozinha regional portuguesa”.
Clique AQUI para aceder ao artigo completo (em espanhol).