A "Restaurant Week", iniciativa que oferece refeições a preços acessíveis em restaurantes considerados de luxo, vai, entre 14 e 24 de março, decorrer, pela primeira vez, a nível nacional, abrangendo 151 estabelecimentos de 14 cidades portuguesas.
A “Restaurant Week”, iniciativa que oferece refeições a preços acessíveis em restaurantes considerados de luxo, vai, entre 14 e 24 de março, decorrer, pela primeira vez, a nível nacional, abrangendo 151 estabelecimentos de 14 cidades portuguesas.
Durante os 11 dias do evento, os restaurantes de alta cozinha vão disponibilizar menus, compostos por entrada, prato e sobremesa, por 20 euros, oferecendo um euro por cada refeição servida ao Movimento Mulheres de Vermelho e à associação Corações com Coroa.
Esta será a estreia da “Restaurant Week” a nível nacional, depois de a iniciativa ter arrancado em Lisboa, em 2009, e ter já chegado ao Porto, a Loulé e a Cascais, de acordo com o que foi anunciado pela organizadora, a “Sabor do Ano”, que atua na área da certificação de produtos agroalimentares.
Citada pela Lusa, Débora Silva, promotora do evento, explicou que “com o sucesso alcançado nas edições regionais, faz sentido fazer evoluir este conceito e transportá-lo para o nível nacional, de forma a permitir a todas as pessoas, em qualquer parte do país, o acesso à restauração de luxo”.
Além disso, “ao alargar a dimensão do projeto, conseguiremos ajudar mais as instituições”, referiu Débora Silva, que adiantou que, no total, o evento já angariou mais de 130 mil euros em donativos para instituições de solidariedade.
A responsável garantiu também que as edições regionais continuarão a existir, decorrendo “intercaladas com a ação nacional”, que chegará às cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Braga, Aveiro, Castelo Branco, Bragança, Évora, Guarda, Leiria, Setúbal, Vila Real e Viseu.
Um dos objetivos da “Restaurant Week” é “promover estilos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada”, apelando-se aos chefes dos restaurantes participantes para que preparem menus baseados na cozinha mediterrânica.
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, a iniciativa vai apoiar o Movimento Mulheres de Vermelho, que pretende alertar para o risco de doenças cardiovasculares nas mulheres, e também para a Corações com Coroa, entidade que procura promover a solidariedade e a inclusão sócio-afetiva das pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza.
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