Este doce faz-me lembrar um jantar memorável que tive em minha casa há alguns anos atrás: A Edite Estrela olhava para a terrina de frutas desejosa de lhe pôr a faca. Olho tem ela em saber o que é bom! O Manuel Alegre provava o meu Tiramisú e exclamav
Este doce faz-me lembrar um jantar memorável que tive em minha casa há alguns anos atrás: A Edite Estrela olhava para a terrina de frutas desejosa de lhe pôr a faca. Olho tem ela em saber o que é bom! O Manuel Alegre provava o meu Tiramisú e exclamava: “Mas este sabor é sublime!”; e a Natália Correia retorquia: “Mas isto é um acontecimento cultural!”. E era verdade, minha querida Natália. Que saudades tenho de ti, meu Deus!À parte estas boas recordações, é uma sobremesa deliciosa para estes dias quentes de Verão!
Para 12 pessoas:
– 750g de queijo fresco batido ou requeijão
– 200g açúcar
– 1 limão
– 1 laranja
– ½ colher de chá de vanilina
– 350g entre morangos e pêssegos
– 2 mangas
– 6 folhas de gelatina neutra
Forrar com película uma forma rectangular funda. Retirar as cascas das mangas e cortá-las em fatias muito finas com uma faca bem afiada.
Forrar a forma com as fatias das mangas, ligeiramente sobrepostas, borrifar com o sumo de ½ limão, tapar e guardar no frigorífico.
Aquecer o sumo de laranja e dissolver as folhas de gelatina, previamente amolecidas em água e escorridas.
Numa tigela, pôr o queijo, o açúcar e a vanilina. Bater com as varinhas durante uns minutos. Juntar a gelatina e o sumo da outra metade do limão. Continuar a bater e, no fim, incorporar os morangos lavados e cortados ao meio e os pêssegos aos pedaços.
Envolver com uma colher de pau.
Verter o preparado para a forma, nivelar, tapar com película e guardar no frigorífico, pelo menos umas três horas. Se desenformar no dia seguinte, melhor ainda.
Retirar a película e virá-lo em cima de um prato rectangular. Enfeitar com morangos inteiros ou com um molho de frutos silvestres com pouco açúcar e limão servido numa molheira.
“A cozinha é uma arte que só atinge a perfeição quando protege a saúde” [Io Appolloni]
Consulte o site da Appolloni Doçaria Artesanal em http://www.appolloni.pt