Este doce é um clássico da doçaria italiana. É fácil de fazer e verdadeiramente delicioso! Pode-se preparar inteiro ou em forminhas individuais.
Este doce é um clássico da doçaria italiana. É fácil de fazer e verdadeiramente delicioso! Pode-se preparar inteiro ou em forminhas individuais. Para 8 pessoas:
1 lt de natas
200g de açúcar
3 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de rum branco
1 vagem de baunilha
Ferver durante 10 minutos as natas com o açúcar e a vagem de baunilha cortada a todo o comprimento. Juntar a gelatina previamente demolhada. Continuar a mexer. Mergulhar o tacho em água fria para arrefecer mais depressa. Juntar o rum, retirar a vagem de baunilha e guardá-la dentro do açúcar para a próxima vez que for necessária.
Pincelar com rum uma forma com buraco. Deitar o preparado lá para dentro. Deixar arrefecer e, só depois de estar frio, levar ao frigorífico durante, pelo menos, 3 horas. Servir com caramelo ou molho de morango.
Para o caramelo:
O recipiente ideal para levar a ferver o açúcar é um de cobre; se não tiver, um inoxidável é a melhor alternativa. Deixar ferver o açúcar até ficar louro-escuro. Cortar a fervura emergindo o tacho em água fria. Juntar um pouco de água até ficar líquido outra vez. Juntar também umas gotas de limão. Voltar a pôr ao lume. Quando levantar fervura está pronto.
Para o molho de morango:
600g de morangos
250g de açúcar
1 pitada de vanilina
1dl de água
4 colheres de sopa de licor Kirsch
Ferver o açúcar com a água até 120º (usar termómetro). Triturar os morangos num copo liquidificador. Passá-los por um passador de nylon ou inoxidável para não oxidar. Juntar este sumo ao açúcar.
Enquanto ferver, retirar a espuma. Quando a colher de pau ficar velada, está pronto. Juntar a pitada de vanilina e mexer. Quando estiver frio, juntar 4 colheres de licor. Guardar num frasco de vidro no congelador.
“A cozinha é uma arte que só atigne a perfeição quando protege a saúde” [Io Appolloni] – Consulte o site da Appolloni Doçaria Artesanal em http://www.appolloni.pt