É com enorme prazer que participo neste projecto da Patrícia, amiga da minha filha Rossana desde a infância. Juntas passaram por muito e, com elas, também eu! Recordo sobretudo momentos de grande divertimento, pelo que vejo o "Boas Notícias" como um
É com enorme prazer que participo neste projecto da Patrícia, amiga da minha filha Rossana desde a infância. Juntas passaram por muito e, com elas, também eu! Recordo sobretudo momentos de grande divertimento, pelo que vejo o “Boas Notícias” como um reflexo dessa felicidade! Boa, excelente projecto! Precisamos de otimismo e de alegria, de voltar a ver o mundo colorido, portanto podem contar comigo! Para um sorriso estou sempre pronta!Como primeira receita proponho um bolo ao qual dei o meu nome devido à sua semelhança com o girassol. Tanto ele como eu temos uma coisa em comum: adoramos o sol! Nada melhor para marcar este início de primavera e para começar esta crónica em grande!
Doce da Io
Ingredientes:
– 18 gemas + 2 claras
– 2,5dl de calda de açúcar
– 1 cálice de Cointreau
– 200g de doce de amora
Bater as gemas com as claras durante 15 minutos. Entretanto, untar uma forma (de 26cm de diâmetro) e pôr o forno a aquecer a 150º com um tabuleiro com água já quente.
Deitar o preparado para a forma e, com uma espátula, alisar a superfície (não bater com a forma para fazer assentar o preparado e não deixar sair o ar que está incorporado). Colocar a forma dentro do tabuleiro.Cozer durante 20 minutos.
Deixar arrefecer ligeiramente e virá-lo ao contrário para um prato. Agora sim, deixar arrefecer completamente.Regar com a calda de açúcar e o Cointreau misturados.
Pôr o doce no centro do bolo e espalhá-lo com uma colher com movimentos circulares. Com a ajuda de um garfo, puxar o doce para as bermas, formando raios.
Igredientes para a calda de açúcar:
– 500g açúcar
– 7,5dl de água
– 1 casca de limão
– 1 pau de canela
Pôr os ingredientes ao lume e deixar ferver 30 segundos. Deixar arrefecer e filtrar com um passador de malha fina. Guardar num frasco de vidro no frigorífico.