iliving&trends

Realidade virtual, aumentada e mista: o que são e como vão entrar na sua vida

Imagine proporcionar a idosos com limitações financeiras e de locomoção a experiência de viajar pelo mundo sem sair da cama. Ou testar a disposição da mobília da sala com um móvel novo antes de colocá-lo em casa. Essas são apenas duas das muitas possibilidades de uso das realidades virtual, aumentada e mista. Mas afinal, o que significa cada um destes termos?
Versão para impressão
realidade virtual é totalmente simulada por computador, você tem a impressão de estar dentro de um mundo virtual. Alguns psicólogos utilizam a tecnologia para tratar pacientes com fobias, colocando-os em contato com os objetos que lhes causam medo, o que os ajuda a superá-los. Também se utiliza no jornalismo, onde o telespectador é transportado à realidade acompanhando de forma realista uma guerra ou um evento histórico, por exemplo.

© Body Hacks

A Realidade aumentada usa elementos virtuais no mundo real. O exemplo mais famoso é o jogo para smartphone Pokemon Go, em que os Pokemons são virtuais e parecem estar à sua frente, na relva ou na rua. Há ainda os filtros do SnapChat e, claro, a experiência que tem agora com a sua i9 magazine! Ainda não usou? Então baixe já a app e passe seu smartphone aqui por cima deste artigo para falar comigo e saber como diferentes profissionais utilizam essas realidades e inovam em seus negócios.

© Imagineality

E por fim, a realidade mista, também conhecida como realidade híbrida ou hiper-realidade, ocorre na combinação dos mundos real e virtual, há interação com objetos físicos e digitais em tempo real. É o caso do famoso gadget Microsoft HoloLens, em que o utilizador pode manipular hologramas formados pela lente dos óculos. É a junção da realidade aumentada com a realidade virtual, daí seu nome “misto”. Esta é a mais complexa e mais cara, mas já tem sido utilizada com sucesso na medicina, onde o médico pode interagir com imagens de ultrassom do paciente enquanto realiza uma cirurgia.

Por que razão cada vez mais empresas investem nestas tecnologias? Porque os resultados convencem. Leva-se o relacionamento com o consumidor a um nível mais profundo, com maior envolvimento, constroem-se memórias de experiência marcantes. Este mercado é promissor e o futuro é mesmo agora.

Veja o vídeo explicativo:

rodape_natasha2

  *Artigo escrito em Português do Brasil

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close