A Realidade aumentada usa elementos virtuais no mundo real. O exemplo mais famoso é o jogo para smartphone Pokemon Go, em que os Pokemons são virtuais e parecem estar à sua frente, na relva ou na rua. Há ainda os filtros do SnapChat e, claro, a experiência que tem agora com a sua i9 magazine! Ainda não usou? Então baixe já a app e passe seu smartphone aqui por cima deste artigo para falar comigo e saber como diferentes profissionais utilizam essas realidades e inovam em seus negócios.
E por fim, a realidade mista, também conhecida como realidade híbrida ou hiper-realidade, ocorre na combinação dos mundos real e virtual, há interação com objetos físicos e digitais em tempo real. É o caso do famoso gadget Microsoft HoloLens, em que o utilizador pode manipular hologramas formados pela lente dos óculos. É a junção da realidade aumentada com a realidade virtual, daí seu nome “misto”. Esta é a mais complexa e mais cara, mas já tem sido utilizada com sucesso na medicina, onde o médico pode interagir com imagens de ultrassom do paciente enquanto realiza uma cirurgia.
Por que razão cada vez mais empresas investem nestas tecnologias? Porque os resultados convencem. Leva-se o relacionamento com o consumidor a um nível mais profundo, com maior envolvimento, constroem-se memórias de experiência marcantes. Este mercado é promissor e o futuro é mesmo agora.
Veja o vídeo explicativo: