A APFM, Associação Portuguesa de Facility Management, discutirá nas Jornadas de Facility Management (FM) “A New Life Inside”, nos dias 17 e 18 de outubro, a conceção dos espaços de trabalho e a forma como as pessoas deve ser consideradas o ponto fulcral dos mesmos.
A integração da inteligência artificial e da realidade virtual tornará os escritórios irreconhecíveis. No futuro, poderá ser possível criar um escritório cheio de tecnologia, com headsets de realidade virtual que criarão experiências holográficas imersivas e óculos de realidade aumentada que sobrepõem informações virtuais em cima o plano físico. As salas e o mobiliário poderão parecer diferentes, mais intuitivos e confortáveis, projetados para acomodar diversas redes colaborativas trabalhadores bem como diferentes necessidades. Talvez a mudança mais percetível seja a junção entre tecnologia e o espaço, cuja separação parecerá nula. Mas deve-se sempre ter em conta o fator humano.
Para Rui Malcata, diretor da Steelcase, “A tecnologia é hoje e continuará a ser no futuro o fator que mais impacta o trabalho e as formas de trabalhar, logo, o que mais impacto exerce sobre nós, a quem compete desempenhar as tarefas que nos estão atribuídas. A necessidade de evolução, ditada pelos altos níveis de competitividade em que todas as empresas se veem hoje saudavelmente obrigadas a desenvolver a sua atividade, exige permanentes investimentos em recursos humanos e tecnológicos que sejam capazes de responder de forma ágil, eficaz e diferenciadora. Neste contexto, o espaço de trabalho é uma ferramenta estratégica para a implementação de uma imprescindível cultura de colaboração e promoção da criatividade, integrando e maximizando todos os recursos disponíveis. Os espaços de hoje e para o futuro têm de ser pensados e construídos para responder tanto às necessidades do negócio como das pessoas. Esse é hoje o grande desafio do design dos espaços de trabalho.”
Os espaços de trabalho desenvolvem a criatividade, ajudam a gerar processos de criação mais simples, mais eficazes e mais rápidos. Criar um espaço de trabalho hoje – que se tornará um espaço de trabalho do futuro – passa por criar um espaço de trabalho não só adequado aos objetivos do negócio mas também às necessidades de cada um de nós.
A 12ª edição das Jornadas de FM terá também como um dos temas principais o poder da Internet of Things (IoT) na evolução dos espaços comerciais e de retalho.
Para consultar informação atualizada sobre o programa e oradores, por favor visite: anewlifeinside.org
O conteúdo Quem está no centro dos espaços de trabalho: as pessoas ou a tecnologia? aparece primeiro em i9 magazine.