Uma agência portuguesa conquistou o Leão de Bronze no prestigiado Festival de Publicidade de Cannes, em França, graças ao trabalho de divulgação da Urban Art Gallery, realizado para a Câmara Municipal de Lisboa.
Uma agência portuguesa conquistou o Leão de Bronze no prestigiado Festival de Publicidade de Cannes, em França. A Torke foi a única agência nacional a chegar à final na categoria de Relações Públicas e acabou por sair do evento com um prémio atribuído ao trabalho de divulgação da Urban Art Gallery, realizado para a Câmara Municipal de Lisboa.
Para aproximar a arte urbana de todos os cidadãos e provar que esta arte pode mudar a perspetiva sobre a reciclagem, bem como manter limpo o património histórico, a autarquia desafiou vários 'writers' a decorarem mais de 400 vidrões e 10 camiões do lixo.
Paralelamente, a Citroën lançou uma linha com opções destinadas a um público mais jovem – a linha DS – da qual sobressaiu um veículo, o Citroën DS3, que se distinguiu pelas suas opções ultra-personalizáveis.
Foi neste âmbito que surgiu o projeto da Torke, que valeu à agência nacional o primeiro Leão de Bronze de sempre arrecadado por Portugal naquele festival. “Tínhamos começado por criar um website onde guardávamos todo o acerto de arte urbana desde 1974”, recorda Frederico Roberto, diretor criativo da Torke, em entrevista ao Boas Notícias.
“Depois, para promover o veículo, criámos um 'city tour' em dois destes carros totalmente decorados por dois street artists portugueses, que levou os cidadãos e turistas a visitar as principais obras-de-arte urbana de Lisboa e na qual os motoristas eram os próprios 'writes', que explicavam a história das peças”, explica o responsável.
“Cunho social” foi determinante
O trabalho acabou por dar frutos e o sucesso foi, agora, reconhecido oficialmente além-fronteiras. De acordo com Frederico Roberto, o “cunho social” do projeto terá dado uma contribuição decisiva para a escolha do júri do festival, “porque Lisboa tem, de facto, uma coleção de arte urbana impressionante”.
Embora esta não tenha sido a estreia da agência no que toca aos galardões – bem pelo contrário -, o diretor criativo da Torke admite que a vitória em Cannes “é uma sensação muito especial”.
“[O prémio] significa o culminar de um trabalho de oito anos, de uma agência independente, portuguesa, que não se encontra ligada a nenhum grupo de comunicação ou network multinacional”, salienta, garantindo, porém, que a equipa “não se deixa deslumbrar”.
Frederico Roberto acredita que “a ideia é rainha e qualquer grande ideia vinga em Cannes, ou noutro festival qualquer, desde que bem 'vendida', bem apresentada e bem defendida” e terá sido este o caso do projeto português.
O responsável conta que, todos os anos, a agência “é premiada com alguns troféus”, já que participa em diversos concursos dentro e fora de Portugal. Frederico Roberto destaca o “invejado prémio 'Agência de Marketing Relacional do Ano', que, em 2012, valeu à Torke 13 troféus, dos quais quatro de ouro”, mas sublinha que “não há nada mais importante que o reconhecimento do consumidor final”.