Depois de vencer na categoria europeia, o projeto social português "Pão com História" acaba de vencer o prémio global lançado pelo Barclays, num total de quase 200 mil euros.
Depois de vencer na categoria europeia, o projeto português “Pão com História” acaba de vencer o prémio global lançado pelo Barclays, num total de quase 200 mil euros. O projeto que aposta na empregabilidade de jovens pasteleiros foi o grande vencedor do “People's Vote” do Prémio Especial dos 325 anos do Barclays.
Após vencer numa primeira fase o prémio para a Europa no valor de cerca de 60 mil euros, entre mais de 500 candidaturas submetidas, o projeto português recebe agora um prémio monetário adicional de cerca de 130 mil euros, tendo sido escolhido entre cinco finalistas oriundos de todo o mundo através de uma votação online realizada a nível global e aberta à participação de todas as pessoas.
O projeto levado a concurso pelo Barclaycard Portugal recebe assim um total de 190 mil euros que permitirão implementar e impulsionar este negócio social.
A “Pão com História” consiste numa padaria social que irá produzir e vender pão e outros produtos relacionados com um conceito 'gourmet', empregando jovens padeiros. Simultaneamente, será criado, no mesmo espaço, um clube para o desenvolvimento e acompanhamento de crianças em idade escolar.
Pretende-se, assim, que esta padaria seja economicamente sustentável, e ainda criar emprego e reduzir o abandono e o absentismo escolar, com o objetivo de contribuir para a redução da pobreza e apoiar aqueles que estão mais vulneráveis, explicam os mentores da iniciativa em comunicado ao Boas Notícias.
Os 190 mil euros permitirão que o projeto arranque já este ano. Permitirão ainda a aquisição de uma 'roulotte' que aumentará a visibilidade e os resultados do negócio, criando mais 6 postos de trabalho, para além dos mais de 31 inicialmente previstos.
Com a padaria “Pão com História” a instituição social Pressley Ridge, responsável pela iniciativa, em conjunto com o Barclaycard, pretende assegurar o desenvolvimento sustentável dos jovens, através da criação de um modelo integrado – uma Padaria e um Clube de Jovens. Para ser competitiva, a Padaria irá trabalhar numa lógica 'Gourmet Low Cost', sustentada numa marca forte.
“Este projeto tem como principais objetivos a integração no mercado de trabalho de 31 jovens por ano, para formandos do Curso de Panificação e Pastelaria, bem como a criação de um Clube de Jovens no mesmo espaço para promover o desenvolvimento psicossocial de cerca de 25 crianças com idades entre os 8 e os 15 anos”, explica Katia Almeida, da Pressley Ridge Portugal.