Sociedade

Projeto social português recebe prémio de 200 mil euros

Depois de vencer na categoria europeia, o projeto social português "Pão com História" acaba de vencer o prémio global lançado pelo Barclays, num total de quase 200 mil euros.
Versão para impressão
Depois de vencer na categoria europeia, o projeto português “Pão com História” acaba de vencer o prémio global lançado pelo Barclays, num total de quase 200 mil euros. O projeto que aposta na empregabilidade de jovens pasteleiros foi o grande vencedor do “People's Vote” do Prémio Especial dos 325 anos do Barclays.
 
Após vencer numa primeira fase o prémio para a Europa no valor de cerca de 60 mil euros, entre mais de 500 candidaturas submetidas, o projeto português recebe agora um prémio monetário adicional de cerca de 130 mil euros, tendo sido escolhido entre cinco finalistas oriundos de todo o mundo através de uma votação online realizada a nível global e aberta à participação de todas as pessoas. 
 
O projeto levado a concurso pelo Barclaycard Portugal recebe assim um total de 190 mil euros que permitirão implementar e impulsionar este negócio social.
 
A “Pão com História” consiste numa padaria social que irá produzir e vender pão e outros produtos relacionados com um conceito 'gourmet', empregando jovens padeiros. Simultaneamente, será criado, no mesmo espaço, um clube para o desenvolvimento e acompanhamento de crianças em idade escolar. 
 
Pretende-se, assim, que esta padaria seja economicamente sustentável, e ainda criar emprego e reduzir o abandono e o absentismo escolar, com o objetivo de contribuir para a redução da pobreza e apoiar aqueles que estão mais vulneráveis, explicam os mentores da iniciativa em comunicado ao Boas Notícias.
 
Os 190 mil euros permitirão que o projeto arranque já este ano. Permitirão ainda a aquisição de uma 'roulotte' que aumentará a visibilidade e os resultados do negócio, criando mais 6 postos de trabalho, para além dos mais de 31 inicialmente previstos.
 
Com a padaria “Pão com História” a instituição social Pressley Ridge, responsável pela iniciativa, em conjunto com o Barclaycard, pretende assegurar o desenvolvimento sustentável dos jovens, através da criação de um modelo integrado – uma Padaria e um Clube de Jovens. Para ser competitiva, a Padaria irá trabalhar numa lógica 'Gourmet Low Cost', sustentada numa marca forte.
 
“Este projeto tem como principais objetivos a integração no mercado de trabalho de 31 jovens por ano, para formandos do Curso de Panificação e Pastelaria, bem como a criação de um Clube de Jovens no mesmo espaço para promover o desenvolvimento psicossocial de cerca de 25 crianças com idades entre os 8 e os 15 anos”, explica Katia Almeida, da Pressley Ridge Portugal.
 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close