Um projeto português foi considerado, pela Comissão Europeia, a melhor solução contra as alterações climáticas. No concurso 'Um mundo que me agrada', a iniciativa 'Pastagens Semeadas Biodiversas' foi eleito o grande vencedor, por aumentar
Um projeto português foi considerado, pela Comissão Europeia, a melhor solução contra as alterações climáticas. No concurso 'Um mundo que me agrada', a iniciativa 'Pastagens Semeadas Biodiversas' foi eleito o grande vencedor, por aumentar a produtividade das pastagens e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de CO2, a erosão do solo e o risco de incêndio.
O anúncio foi feito pela Comissária Europeia para a Ação Climática, Connie Hedegaard, na cerimónio de entrega dos prémios Sustainia, em Copenhaga, na Dinamarca. “É o exemplo de como uma solução prática contra as alterações climáticas pode também poupar dinheiro e criar emprego”, referiu a responsável a propósito do projeto vencedor, promovido pela empresa Terraprima.
O 'Pastagens Semeadas Biodiversas' envolve mais de 1.000 agricultores portugueses e cada um deles utiliza uma mistura específica composta, no máximo, por 20 sementes, todas elas adaptadas ao solo e condições climáticas locais. Até agora, já foram semeados cerca de 50.000 hectares de pastagens desta forma, principalmente nas zonas sul e centro de Portugal, que correm um elevado risco de desertificação.
As mesmas já ajudaram a armazenar mais de um milhão de toneladas de CO2 no solo, sendo também mais férteis e resistentes à erosão dos solos do que as pastagens naturais.
“O facto de termos ganho o concurso significa que estamos a obter reconhecimento pelo nosso trabalho. Temos, agora, a oportunidade de aumentar a visibilidade do projecto e de obter incentivos adicionais para podermos expandi-lo para mais explorações agrícola, áreas maiores e novos países, tanto na Europa como em todo o mundo”, afirmou Tiago Domingos, fundador da empresa responsável e gestor do projecto, que irá, agora, receber um vídeo profissional e apoio para promover o projecto em toda a comunicação social europeia.
O vencedor do concurso foi seleccionado pelo Comité dos Prémios Sustainia, composto pela Comissária Connie Hedegaard, pelo ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, pela ex-primeira ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland e pelo presidente do painel sobre as Alterações Climáticas da ONU Rajendra Pachauri.
O concurso faz parte da campanha de sensibilização pública da Comissão Europeia 'Um mundo que me agrada com um clima de que gosto', que visa promover as soluções mais criativas, impactantes e eficazes contra as alterações climáticas.
Além do grande vencedor do concurso, foram também seleccionados vencedores nacionais em cada um dos cinco países participantes na campanha – Bulgária, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal -, tendo o vencedor europeu sido, igualmente, o vencedor de Portugal.
Desde o seu lançamento em Outubro de 2012, a campanha já alcançou milhões de europeus, atraiu mais de 70.000 seguidores nas redes sociais e recebeu o apoio de mais de 320 organizações parceiras de toda a UE e de várias personalidades célebres, como o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon e o galardoado actor Colin Firth.
Acompanhe AQUI as inovações da empresa Terraprima, incluindo do projeto 'Pastagens Semeadas Biodiversas'.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca