O projeto português Cell2b, que desenvolveu uma terapia para prevenir e tratar a rejeição de órgãos, caba de ser distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Empreendedores 2012, uma iniciativa internacional da Fundação everis.
O projeto português Cell2b acaba de ser distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Empreendedores 2012, uma iniciativa internacional da Fundação everis. Trata-se de uma start-up que é um 'spin-off' do laboratório de Bioengenharia em Células Estaminais do Instituto Superior Técnico que desenvolveu uma terapia para prevenção e tratamento de pacientes que sofrem de rejeição de órgãos ou tecidos transplantados – o ImmuneSafe.
Os jovens investigadores portugueses David Braga Malta, Daniela Couto, Pedro Andrade e Francisco dos Santos conquistaram, assim, um prémio no valor de 40.000 euros, considerado “um testemunho” da sua “capacidade criativa e científica, mas também da comunidade empreendedora nacional”.
A Cell2b foi fundada em 2011 com o objetivo de tratar doentes que apresentem sinais de rejeição após transplantes de órgãos e tecidos, utilizando para isso uma terapia com células da medula óssea.
Como o Boas Notícias adiantou em Julho do ano passado, esta terapia tem potencial para salvar a vida de mais de 175.000 pacientes por ano em toda a Europa e nos EUA.
O Prémio Empreendedores visa reconhecer projetos empresariais de inovação tecnológica, social ou de gestão ambiental. Na edição deste ano, a vitória coube ao projeto BitBrain, que conduz a uma maior capacidade e rapidez no processamento da informação pelo cérebro humano, e a uma melhoria significativa na capacidade de concentração.
Portugal representou cerca de 13% dos trabalhos a concurso
Este ano, o prémio internacional da Fundação everis recebeu candidaturas de 13 países diferentes, que somaram o dobro das candidaturas do ano anterior.
Portugal, que participou na iniciativa pelo 3º ano consecutivo, representou cerca de 13% dos trabalhos a concurso, o que “demonstra bem que os Portugueses têm apostado cada vez mais na inovação, na criatividade e no empreendedorismo”, pode ler-se em comunicado.
Clique
AQUI para visitar o site oficial da Cell2b.
Comentários
comentários