A ferramenta digital permite aos docentes sinalizar os alunos em risco de abandono escolar, através da criação de uma base de dados, fazer uma avaliação mais exata dos seus resultados e criar estratégias de incentivo à educação.
O novo projeto da Associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS) pretende desenvolver uma maior proximidade entre os alunos e os técnicos de educação, através de uma avaliação que tem por base não só os resultados escolares, mas também o contexto social e familiar do jovem em risco.
O programa do “Mentores EPIS”, que terá uma duração entre os dois e os três anos, está direcionado para alunos com idades entre os 10 e os 15 anos. Os conteúdos que deverão ser aplicados ao 2º e 3º ciclo têm como objetivos intervir em tempo útil junto dos jovens e torná-los capazes para a vida.
Projeto-piloto vai demorar quatro anos
“Estamos agora a lançar um projeto-piloto no 1º ciclo, que vai demorar quatro anos, porque vai acompanhar os quatro anos de escolaridade”, explica Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS, citado pela agência Lusa.
O responsável acredita que o combate ao insucesso escolar deve ser desenvolvido desde cedo, “começando a intervir ainda na fase em que são crianças”.
A associação EPIS foi criada em 2006 para dar resposta a vários problemas de inclusão social entre a sociedade portuguesa. Com o apoio de mais de 250 empresas, o grupo tem vindo a criar programas de estágio para os mais jovens, bolsas sociais e programas de motivação incentivo à criação de uma carreira profissional entre esta camada.
Clique AQUI para aceder à apresentação do projeto “Mentores EPIS”.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes