Os portugueses são consumidores fiéis às marcas nacionais. Esta é uma das conclusões do estudo “Marcas de Confiança 2012” da Selecções do Reader's Digest, confirmando a tendência verificada em 2011, de preferência pelos selos portugueses.
Os resultados do estudo, realizado pelo 12º ano consecutivo, mostram que a confiança em marcas nacionais se mantém forte. Selos como a Sagres (61% da confiança na categoria Cervejas), a Galp (57% nas Gasolineiras), a Caixa Geral de Depósitos (35% na Banca), a RFM (31% em Estação de Rádio) ou a RTP (27% em Canal de Televisão) obtiveram as classificações mais altas nas suas categorias.
No topo da escolha dos portugueses, com as classificações mais elevadas estão o óleo Fula (78% na categoria Óleos Alimentares; marca portuguesa), a Skip (70% nos Detergentes para a Roupa), a Delta (68% nos Cafés; marca portuguesa), a Abreu (68% em Agência de Viagem; marca portuguesa), a Centrum e a Dulcolax (62% nos Laxantes).
Continente, Delta, Sapo e TMN são outras marcas que continuam a conquistar a confiança dos consumidores, mesmo em tempos difíceis.
A EDP foi a marca mais recente a integrar o “Top 40”, e foi eleita pela primeira vez na categoria Empresas de Serviço Público, lugar que disputou com os CTT.
O estudo da Selecções do Reader’s Digest é realizado em 15 países europeus e avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 40 categorias.
Nesta 12.ª edição foram incluídas três novas categorias – Molhos, Temperos e Condimentos (Maggi teve 23%), Produtos de Cuidados e Higiene do Bebé (Johnson's Baby conseguiu 30%) e Restauração (a McDonalds teve 39%) – e recuperada a de Canal de Televisão.
Em Portugal, este estudo foi realizado através de questionário postal endereçado a cerca de 12 mil assinantes da revista Selecções do Reader’s Digest.