Luís Filipe Lages estudou mais de 500 exportadores portugueses e, com este trabalho, conquistou o 2018 American Marketing Association Research in Excellence Award, um dos mais importantes prémios mundialmente. Este prémio reconhece o impacto da investigação na área de marketing global ao longo do último decénio.
O professor catedrático da Nova SBE, Luís Filipe Lages, demonstrou como a investigação que produziu entre 1996 e 2008, ao contrário do que grande parte da investigação na área de gestão refere, prova como os gestores definem a sua estratégia atual com base nos resultados de desempenho anteriores. Ou seja, o desempenho afeta a estratégia atual que, por sua vez, afeta o desempenho futuro. Em 2008, publicou em conjunto com Sandy Jap, da Emory University, e David Griffith, da Michigan State University, um artigo no Journal of International Business Studies intitulado “The role of past performance in export ventures: a short-term reactive approach”. Com isso, ganhou o AMA Global Marketing SIG Research in Excellence Award, que reconhece um artigo excecional publicado numa revista mundialmente reconhecida e respeitada e que teve uma contribuição significativa para a literatura de marketing global nos últimos dez anos (2008-2017).
Para o investigador, o prémio é particularmente especial, uma vez que a comunidade científica só aceitou esta ideia disruptiva agora, passados dez anos. Este trabalho põe em causa trabalhos anteriores, os quais assumem que os gestores são proactivos e o desempenho é uma consequência da estratégia. Esta ideia de olhar para a relação entre estratégia empresarial e desempenho como algo dinâmico está agora na origem da Value Creation Wheel (VCW). A VCW (www.vcw.pt) é uma ferramenta empresarial que tem ajudado, ao longo do último decénio, organizações de mais de 20 países, desde startups a Fortune 500, a resolver desafios complexos. As várias componentes da VCW têm sido lecionadas em múltiplas escolas de renome desde o MIT à City University de Hong Kong, recebendo cobertura dos principais meios de media internacionais, como Harvard Business Publishing, Time e Wall Street Journal.
A cerimónia de entrega do prémio será na conferência da American Marketing Association, que irá decorrer em agosto, em Boston.