Educação e Formação Em Destaque

Português ganha prémio mundial com trabalho de investigação disruptiva sobre exportadores portugueses

A análise da relação entre estratégia empresarial e desempenho como algo dinâmico está também na origem da já conhecida ferramenta empresarial Value Creation Wheel (VCW).
Versão para impressão

 

Luís Filipe Lages estudou mais de 500 exportadores portugueses e, com este trabalho, conquistou o 2018 American Marketing Association Research in Excellence Award, um dos mais importantes prémios mundialmente. Este prémio reconhece o impacto da investigação na área de marketing global ao longo do último decénio.

O professor catedrático da Nova SBE, Luís Filipe Lages, demonstrou como a investigação que produziu entre 1996 e 2008, ao contrário do que grande parte da investigação na área de gestão refere, prova como os gestores definem a sua estratégia atual com base nos resultados de desempenho anteriores. Ou seja, o desempenho afeta a estratégia atual que, por sua vez, afeta o desempenho futuro. Em 2008, publicou em conjunto com Sandy Jap, da Emory University, e David Griffith, da Michigan State University, um artigo no Journal of International Business Studies intitulado “The role of past performance in export ventures: a short-term reactive approach”. Com isso, ganhou o AMA Global Marketing SIG Research in Excellence Award, que reconhece um artigo excecional publicado numa revista mundialmente reconhecida e respeitada e que teve uma contribuição significativa para a literatura de marketing global nos últimos dez anos (2008-2017).

Para o investigador, o prémio é particularmente especial, uma vez que a comunidade científica só aceitou esta ideia disruptiva agora, passados dez anos. Este trabalho põe em causa trabalhos anteriores, os quais assumem que os gestores são proactivos e o desempenho é uma consequência da estratégia. Esta ideia de olhar para a relação entre estratégia empresarial e desempenho como algo dinâmico está agora na origem da Value Creation Wheel (VCW). A VCW (www.vcw.pt) é uma ferramenta empresarial que tem ajudado, ao longo do último decénio, organizações de mais de 20 países, desde startups a Fortune 500, a resolver desafios complexos. As várias componentes da VCW têm sido lecionadas em múltiplas escolas de renome desde o MIT à City University de Hong Kong, recebendo cobertura dos principais meios de media internacionais, como Harvard Business PublishingTime e Wall Street Journal.

A cerimónia de entrega do prémio será na conferência da American Marketing Association, que irá decorrer em agosto, em Boston.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close