O projeto MediaLab, dinamizado pelo Diário de Notícias e pelo Jornal de Notícias, foi um dos vencedores da competição internacional “Young Reader Prizes” organizada pela World Association of Newspapers and News Publishers e que pretende promover práticas que cativem jovens para a leitura de jornais. A informação foi confirmada, em comunicado, esta sexta-feira.
O projeto MediaLab oferece a jovens estudantes a oportunidade de mergulhar no mundo da imprensa escrita, permitindo-lhes experimentar as tecnologias e os métodos de publicação dos jornais, através de workshops práticos onde podem ser jornalistas por um dia. Neste laboratório, os alunos trabalham a sua capacidade de pensamento crítico, redigindo notícias para a imprensa e para a internet e realizando, ainda, podcasts e vídeos.
Apesar de ter sido lançado apenas em novembro de 2010, o MediaLab tem conseguido “resultados impressionantes”, lê-se no comunicado, com “200 estudantes a participar nos workshops diariamente, o que resultará em perto de 50.000 alunos ao fim de um ano”.
O laboratório é dirigido a alunos entre os 10 e os 18 anos de idade – que podem visitar o laboratório com a escola ou a família – e incentiva as escolas a avançar, após a visita, com os seus próprios jornais escolares.
Na atribuição do prémio, o júri elogiou a capacidade do programa em “fornecer aos jovens leitores a possibilidade de participar no mundo do jornalismo e dos media através das novas tecnologias.”
“Este é um excelente modelo para outros jornais seguirem já que desperta (o público) para a importância das redações e dos jornalistas”, acrescenta o júri.
Clique AQUI para visitar a página dos prémios e AQUI para visitar o MediaLab.