Sociedade

Portugal vence prémio de media para os mais novos

NULL
Versão para impressão

O projeto MediaLab, dinamizado pelo Diário de Notícias e pelo Jornal de Notícias, foi um dos vencedores da competição internacional “Young Reader Prizes” organizada pela World Association of Newspapers and News Publishers e que pretende promover práticas que cativem jovens para a leitura de jornais. A informação foi confirmada, em comunicado, esta sexta-feira.

O projeto MediaLab oferece a jovens estudantes a oportunidade de mergulhar no mundo da imprensa escrita, permitindo-lhes experimentar as tecnologias e os métodos de publicação dos jornais, através de workshops práticos onde podem ser jornalistas por um dia. Neste laboratório, os alunos trabalham a sua capacidade de pensamento crítico, redigindo notícias para a imprensa e para a internet e realizando, ainda, podcasts e vídeos.

Apesar de ter sido lançado apenas em novembro de 2010, o MediaLab tem conseguido “resultados impressionantes”, lê-se no comunicado, com “200 estudantes a participar nos workshops diariamente, o que resultará em perto de 50.000 alunos ao fim de um ano”.

O laboratório é dirigido a alunos entre os 10 e os 18 anos de idade – que podem visitar o laboratório com a escola ou a família – e incentiva as escolas a avançar, após a visita, com os seus próprios jornais escolares.

Na atribuição do prémio, o júri elogiou a capacidade do programa em “fornecer aos jovens leitores a possibilidade de participar no mundo do jornalismo e dos media através das novas tecnologias.”

“Este é um excelente modelo para outros jornais seguirem já que desperta (o público) para a importância das redações e dos jornalistas”, acrescenta o júri.

Clique AQUI para visitar a página dos prémios e AQUI para visitar o MediaLab.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close