O workshop 'PaleoDieta' realiza-se dia 02 de Maio, com a presença do especialista Carlos Perez, na Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto. Este workshop é aberto e destinado ao público em geral.
A formação vai abordar temas como a diferença entre saúde e doença, a importância do intestino, macronutrientes (gorduras, proteínas, hidratos de carbono), micronutrientes, mitos da nutrição, a alimentação e a felicidade e, ainda, um plano de PaleoReceitas.
Em comunicado de imprensa ao Boas Notícias, o Dr. André Dourado, especialista em Naturopatia e diretor da EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto – defende que estes critérios de alimentação podem melhorar a vida das pessoas.
“Os bons resultados desta dieta devem-se à redução do consumo de farinhas, lacticínios, açúcar (e outros processados) e aumento da ingestão de fibras e alimentos 'vivos'. Não existem contra-indicações para adoptar esta dieta. Apenas é necessária uma reeducação alimentar, procura pela variedade e ter acompanhamento de um especialista nas primeiras fases”, afirma.
Esta dieta, que surge como um verdadeiro estilo de vida para muitas pessoas, tem já um séquito de fãs por todo o mundo, inclusive personalidades famosas, que são praticantes da mesma diariamente.
Muitas pesonalidades conhecidas do público aderiram à 'Paleodieta', como Eva la Rue (CSI: Miami), Uma Thurman, Jessica Biel, Megan Fox, Matthew McConaughey, Miley Cyrus, entre outros.
A dieta do Paleolítico baseia-se na dieta dos nossos antepassados, do primeiro homo sapiens, entre 150 mil até 10 mil anos atrás, e consiste numa alimentação rica em proteínas e fibras, sem comidas processadas.
Os defensores desta dieta afirmam que previne excesso de peso, aumenta o bem-estar gastro-intestinal, diminui o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares, além de proporcionar uma maior sensação de energia, bem-estar e equílibrio de humor.