"Se tem um jardim, temos uma árvore para si" é o nome da iniciativa que, nesta sexta-feira e no sábado, vai distribuir 1.428 árvores e arbustos, de foram gratuita, a munícipes e instituições pré-selecionados pela Câmara do Porto.
“Se tem um jardim, temos uma árvore para si” é o nome da iniciativa que, nesta sexta-feira e no sábado, vai distribuir 1.428 árvores e arbustos, de foram gratuita, a munícipes e instituições pré-selecionados pela Câmara do Porto.
A iniciativa, que visa a “expansão da estrutura verde, através de um programa de distribuição [gratuita] regulada aos munícipes e organizações, de arbustos e árvores autóctones/nativas em áreas privadas”, contou com 378 candidaturas, das quais 296 foram aprovadas, revela a autarquia numa nota de imprensa.
Com este projeto, a Câmara do Porto pretende oferecer, nos próximos cinco anos, aos munícipes “10 mil árvores e arbustos nativos apoiando e reconhecendo o papel importante dos residentes na criação e manutenção de espaços verdes”.
Nesta primeira edição do programa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”, a autarquia tinha disponíveis árvores e arbustos de 11 espécies diferentes, desde carvalhos a medronheiros, passando pelos ciprestes e buxos, “uma parte substancial das quais produzidas no Viveiro Municipal do Porto”, permitindo a cada um dos concorrentes receber até dez exemplares.
A entrega das cerca de 1.500 árvores e arbustos, que têm que ser plantados durante o mês de Abril, decorre na sexta-feira e no sábado nos centros de Educação Ambiental do Covelo e no Parque da Cidade.
Segundo nota da autarquia, a campanha recebeu 378 candidaturas, 310 das quais de residências e 65 de organizações, mas apenas 296 preenchiam os requisitos necessários e foram aprovadas.
As candidaturas, efetuadas através da plataforma www.100milarvores.pt, decorreram entre os dias 18 de Fevereiro e 20 de Março e a avaliação das mesmas obedeceu a uma série de requisitos, como a capacidade de acolhimento do terreno e a adequabilidade das plantas pedidas para os espaços.