O primeiro campeonato Português de Piza realiza-se no próxima dia 21 de Julho no Porto. Em competição estão 20 pizarias nacionais que vão lutar pelos títulos da "piza mais saborosa" e da "piza com melhor aparência".
O primeiro campeonato Português de Piza realiza-se no próxima dia 21 de Julho na Praça D. João I, no Porto. Em competição estão 20 pizarias nacionais que vão lutar pelos títulos da “piza mais saborosa” e da “piza com melhor aparência”.
Cerca de 500 originais e saborosas pizas vão sair dos fornos dos mais conceituados pizzaiolos nacionais na Praça D. João I, no Porto. O 1.º Campeonato Português de Piza vai ter 20 pizaiolos de pizarias nacionais a mostrarem as suas técnicas e métodos de produção da mais conhecida iguaria italiana, que tem já um carácter universal.
Durante praticamente todo o dia, num evento de acesso livre, quem passar por este local nobre da cidade pode assistir à confecção ao vivo das melhores pizas de cada uma das pizarias selecionadas.
Após a apresentação de todas as piza, um júri composto por nomes importantes da cozinha como Augusto Gemelli, Carmine Basile, Pedro Lemos, Leone Coppola (Campeão do Mundo de Pizas em 2013) reúne-se para apurar os resultados. Meia hora mais tarde, dá-se a entrega dos prémios
Os dois primeiros classificados de cada uma das categorias a concurso ganham acesso aos campeonatos mundial e europeu, respetivamente, da piza e dos pizaiolos (aquele que faz as pizas). Os terceiros classificados qualificam-se para o campeonato nacional de 2015.
Esta iniciativa é organizada por António Mezzero, que selecionou as 20 pizarias que vão participar na competição. Há seis anos, o mestre napolitano veio passar um fim de semana a Portugal e ficou rendido à beleza de Matosinhos, onde ficou a viver e abriu a Pizzeria Pulcinella.
Notícia sugerida por Maria Pandina
Comentários
comentários